Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Estefânia Maria Almeida-
dc.contributor.authorBarbosa, Roberto Nogueira-
dc.date.accessioned2018-01-24T13:12:23Z-
dc.date.available2018-01-24T13:12:23Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBarbosa, R. N.; Martins, E. M. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29176-
dc.descriptionBARBOSA, Roberto Nogueira. Um estudo das dificuldades na leitura e escrita dos educandos do Ensino Fundamental II da Escola Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto - CPPPL III, em Itaitinga/CE. 2012. 89f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducandospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleUm estudo das dificuldades na leitura e escrita dos educandos do Ensino Fundamental II da Escola Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto - CPPPL III, em Itaitinga/CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente monografia teve como objetivo geral Identificar os motivos que dificultam a leitura dos educandos do Ensino Fundamental II da Escola da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto – CPPPL III, localizada no município de Itaitinga-Ce. Pois através da leitura e escrita o homem é capaz de desbravar novos horizontes e romper barreiras em sua vida social e profissional. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de campo, qualitativa, descritiva e desenvolvida através da análise de conteúdo e da análise de discurso dos educandos entrevistados. As entrevistas tiveram como base um roteiro de questionário semiestruturado e foram realizadas durante as aulas ministradas no interior da casa de detenção provisória masculina. Analisou-se as seguintes categorias encontradas na pesquisa, que foram: último livro lido, abandono dos estudos, gosto pela leitura, comparativo entre a escola regular e a escola da unidade prisional, dificuldades de leitura e reversão do quadro. Conclui-se que embora a maioria dos educandos entrevistados tenham demonstrado o desejo em aprimorar a leitura e escrita, outros frequentam a escola na unidade prisional apenas pela remição na pena.pt_BR
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_rnbarbosa.pdf28,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.