Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Claudio Marcos Maciel da-
dc.contributor.authorRezende, José Francisco de Carvalho-
dc.date.accessioned2018-01-23T19:29:18Z-
dc.date.available2018-01-23T19:29:18Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Claudio Marcos Maciel da; REZENDE, José Francisco de Carvalho. Geração de valor no ensino superior privado: uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 15, n. 3, p. 66-99, set/dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29165-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to verify the possibility of establishing a hierarchy of value creation for higher education institutions (HEIs) based on the so-called drivers of intellectual and financial capital informed on the institutional development plans (IDPs) of different private HEIs. For this, it was necessary to identify the elements belonging to the intellectual and financial capital on the IDPs of different HEIs. We analyzed 24 IDPs belonging to the main private HEIs located in Rio de Janeiro state. The results point to a predominance of drivers such as academic degree and work regime, infrastructure, socio-environmental responsibility, revenue and budget.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCarlos Adriano Santos Gomespt_BR
dc.subjectUniversidades e Faculdadespt_BR
dc.subjectCapital intelectualpt_BR
dc.subjectGestão Universitáriapt_BR
dc.titleGeração de valor no ensino superior privado: uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desta pesquisa é a de verificar a possibilidade de estabelecer uma hierarquia de criação de valor das instituições de ensino superior (IES) com base nos direcionadores de capital intelectual e capital financeiro presentes no plano de desenvolvimento institucional (PDI) de diferentes IES privadas. Para isso, foi necessário identificar elementos pertencentes ao capital intelectual e ao capital financeiro nos PDIs de diferentes IES. Foram analisados 24 PDIs pertencentes às principais IES privadas localizadas no estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontam para a predominância de direcionadores como a titulação docente e regime de trabalho, infraestrutura, responsabilidade socioambiental, receita e orçamento.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo de esta investigación es la de verificar la posibilidad de establecer una jerarquía de creación de valor de las instituciones de enseñanza superior (IES) con base en los directores de capital intelectual y capital financiero presentes en el plan de desarrollo institucional (PDI) de las diferentes IES privadas. Para ello, fue necesario identificar elementos pertenecientes al capital intelectual y al capital financiero en los PDI de diferentes IES. Se analizaron 24 PDI pertenecientes a las principales IES privadas en el estado de Río de Janeiro. Los resultados apuntan a la predominancia de directores como la titulación docente y régimen de trabajo, infraestructura, responsabilidad socio-ambiental, ingresos y presupuesto.pt_BR
dc.title.enGeneration of value in private higher education: an analysis of institutional development plan (idp)pt_BR
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_cmmsilva.pdf830,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.