Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29162
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Olinda, Ercília Maria Braga de | - |
dc.contributor.author | Alves, Jacqueline de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-23T18:48:49Z | - |
dc.date.available | 2018-01-23T18:48:49Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Alves, J. S.; Olinda, E. M. B. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29162 | - |
dc.description | ALVES, Jacqueline de Sousa. Os significados do ensino de história para adolescentes privados de liberdade. 2012. 94f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Metodologia da História | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Os significados do ensino de história para adolescentes privados de liberdade | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente monografia resultou de uma pesquisa qualitativa que teve como tema o ensino de História e seu significado para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro Educacional Patativa do Assaré (CEPA). Acredito ser possível resignificar os conteúdos do ensino da História, bem como seus métodos, a partir dos depoimentos dos próprios adolescentes. Minha intenção foi fazê-los compreender que a História é uma ciência formativa, emancipadora e libertadora, com significados para suas vidas. Tentei colaborar para o aprimoramento da prática pedagógica desenvolvida no cotidiano de uma instituição que vive a contradição de educar, ao mesmo tempo em que aplica medida corretiva em face de infrações graves, de acordo com determinação judicial. Desta expectativa surgiram as questões orientadoras da investigação, a saber: quais os significados dos conteúdos vinculados no cotidiano na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os socioeducandos? Em que medida os temas adotados no ensino de Historia correspondem às necessidades formativas dos adolescentes? Como os estudantes vêm esta disciplina escolar? | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_jsalves.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.