Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOlinda, Ercília Maria Braga de-
dc.contributor.authorAlves, Jacqueline de Sousa-
dc.date.accessioned2018-01-23T18:48:49Z-
dc.date.available2018-01-23T18:48:49Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationAlves, J. S.; Olinda, E. M. B. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29162-
dc.descriptionALVES, Jacqueline de Sousa. Os significados do ensino de história para adolescentes privados de liberdade. 2012. 94f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMetodologia da Históriapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleOs significados do ensino de história para adolescentes privados de liberdadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente monografia resultou de uma pesquisa qualitativa que teve como tema o ensino de História e seu significado para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro Educacional Patativa do Assaré (CEPA). Acredito ser possível resignificar os conteúdos do ensino da História, bem como seus métodos, a partir dos depoimentos dos próprios adolescentes. Minha intenção foi fazê-los compreender que a História é uma ciência formativa, emancipadora e libertadora, com significados para suas vidas. Tentei colaborar para o aprimoramento da prática pedagógica desenvolvida no cotidiano de uma instituição que vive a contradição de educar, ao mesmo tempo em que aplica medida corretiva em face de infrações graves, de acordo com determinação judicial. Desta expectativa surgiram as questões orientadoras da investigação, a saber: quais os significados dos conteúdos vinculados no cotidiano na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os socioeducandos? Em que medida os temas adotados no ensino de Historia correspondem às necessidades formativas dos adolescentes? Como os estudantes vêm esta disciplina escolar?pt_BR
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_jsalves.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.