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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2907
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Verdade Dispensa a Verossimilhança: O Fato e a Ficção no Romance Historico as Minas de Prata, de Jose de Alencar |
Título em inglês: | The Truth Exempts Likelihood: Fact and Fiction on Historical Novel as Minas de Prata, from José de Alencar |
Autor(es): | Vasconcelos, Arlene Fernandes |
Orientador: | Peloggio, Marcelo Almeida |
Palavras-chave: | Literatura Comparada;As Minas de Prata;Ficção;História;Verdade;Alencar,José de,1829-1877.As Minas de Prata - Crítica e Interpretação;Alencar,José de,1829-1877 - Personagens - Homens;Homens na Literatura;Heróis na Literatura;Verdade na Literatura;Literatura e História;As Minas de Prata;Fiction;History;Truth |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | VASCONCELOS, Arlene Fernandes. A verdade dispensa a verossimilhança: o fato e a ficção no romance historico as Minas de Prata, de Jose de Alencar. 2011. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2011. |
Resumo: | No romance histórico As minas de prata, de José de Alencar, pode-se perceber uma clara preocupação com o registro dos fatos históricos para além do que está gravado nos livros. Isto é: esse romance permite ao leitor fazer contato com grandes vultos históricos, mas, principalmente, com personagens menores – pessoas comuns, sem qualquer relevância para a historiografia oficial. Portanto, o contato com o acontecimento não se faz de forma distanciada, mas íntima, e o envolvimento do leitor é bem maior, pois se dá na identificação que tem com o personagem de ficção, através da verdade pessoal do próprio personagem, que se revela em suas ações. Essa constituição de um herói, com buscas pessoais acima das questões de lealdade à pátria e ao seu povo, torna Estácio, o personagem central da obra, mais próximo de personagens problemáticos da modernidade, apesar de envolto em uma aura épica, e outros personagens servem para acentuar um ou outro aspecto. Um estudo minucioso da obra revela o uso que o autor faz do fato histórico como instrumento de nacionalização da literatura brasileira no século XIX. Alencar pretende criar a consciência histórica do povo, aproximando os acontecimentos reais passados do próprio leitor, de forma a gravar-lhe no espírito o sentimento de nacionalidade. Ao ser transportado para a vida de uma das personagens, o leitor sente-se intimamente ligado a ela, participando dos acontecimentos que se desenrolam, tomando consciência do desenvolvimento político e social de seu país, descobrindo suas origens, convivendo até com figuras ilustres do passado, sem o distanciamento que a história oficial impõe. Essa aproximação se dá através da identificação do leitor com as paixões que movem os personagens, reveladoras de suas verdades pessoais. |
Abstract: | In the historical novel As minas de prata, written by José de Alencar, one may notice a clear intent to keep records of historical facts beyond what it was kept in History books. In other words, this novel gives the reader the opportunity to know important historical facts, but, mainly, get to know minor characters – average people, with no relevance to the official historiography. Therefore, the approach to the facts does not happen from a distant perspective, but an intimate one. The reader gets involved in a broader way, since he identifies himself with the fiction characters. Such relationship happens through personal truths the characters convey, revealed through their actions. The making of a hero, with personal pursuits above subjects such as loyalty to motherland and his people, make Estácio the main character of the novel, closer to problematic characters of modern times, despite being wrapped in an epic aura and with other characters who serve to enhance other aspects. A meticulous study of the novel reveals the author’s choice to use a historical fact as an instrument of the nationalization of Brazilian literature in the 19th century. Alencar intended to create people’s historical conscience, bridging the gap between the real facts from the past and the reader, in order to engrave in his spirit the nationality pride. By being carried away to the world of one of the characters, the reader feels intimately connected to that character, by participating of the daily life, by being conscious of his country’s social and political development, by finding his origins, even living with notorious characters from the past – without the detachment that official accounts impose. This approach occurs through the reader’s identification with the passion that moves the characters, revealing their personal truths. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2907 |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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