Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29025
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Robéria Vieira Barreto-
dc.contributor.authorSilva, Antonia Suiane Pereira da-
dc.date.accessioned2018-01-16T14:12:03Z-
dc.date.available2018-01-16T14:12:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Antonia Suiane Pereira de. Educação inclusiva: a formação do professor para atuar na inclusão de crianças deficientes visuais, no ensino regular. 2017. 55f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29025-
dc.description.abstractThe scholar inclusion has been very discussed in the educational scenario. The Brazilian legislation currently establish an inclusive teaching system, thus, it is impossible to conceive a segregating and prejudiced teaching system, which does not recognise the students’ differences. Starting from this principle, this academic paper addresses specifically the inclusion of students which have visual impairment understanding that to include these peoples and develop their knowledge, the pedagogical work demands a series of resources and preparation. During the internship of Child Education, the fact of attend a student with visual impairment, who was not included in any way, was the crucial factor to choose this theme. After that choice, several questions have arisen such as what the role of the teacher for the inclusion of a visually impaired student and What would be the ideal training to act in this perspective. The investigation to answer these questions had as main target understand the teachers’ preparation to work in the inclusion of children with visual impairment in the regular education. To deepen the object of study of this paper was utilised as methodological contribution the qualitative research in education with the following instruments of data collection: documental analyse, interview and observation. The results displayed that the adequate teacher training, the attitude of the educator towards the student with visual impairment and the utilization of specific educational resources for the pedagogical work with these students are extremely important for their inclusion being defining aspects for a quality learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleEducação inclusiva: a formação do professor para atuar na inclusão de crianças deficientes visuais, no ensino regularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inclusão escolar é um tema bastante discutido no cenário educacional. Atualmente, a legislação brasileira estabelece um sistema de ensino inclusivo, assim, não é mais possível conceber um sistema de ensino segregador e preconceituoso, que não acolhe as diferenças. Partindo desse princípio, esse trabalho aborda sobre a inclusão de alunos deficientes visuais, especificamente, compreendendo que o trabalho pedagógico com pessoas com deficiência visual demanda uma série de recursos e de preparação, para que estes indivíduos se sintam incluídos e que desenvolvam os seus conhecimentos. A escolha dessa temática justifica-se pelo fato de presenciar, durante o estágio de Educação Infantil, uma aluna com deficiência visual e a mesma não era incluída de nenhuma forma. A partir disso, vários questionamentos surgiram, um deles é qual o papel do professor para a inclusão de uma criança deficiente visual e qual seria a formação ideal para atuar nessa perspectiva. A investigação teve como objetivo geral compreender como acontece a formação dos professores para trabalhar na inclusão de crianças com deficiência visual no ensino regular. Para aprofundar o objeto de estudo desse trabalho utilizamos como aporte metodológico a pesquisa qualitativa em educação com os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental, entrevista e observação. Nossos resultados mostraram que a formação docente adequada, a atitude do educador diante do aluno com deficiência visual e a utilização de recursos educacionais específicos para o trabalho pedagógico com estes educandos é de extrema importância para a sua inclusão, sendo aspectos definidores para que o aluno deficiente visual tenha ou não uma aprendizagem de qualidade.pt_BR
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_aspsilva.pdf642,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.