Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29019| Tipo: | TCC |
| Título: | Perspectiva histórica e concepções presentes na educação de jovens e adultos: um estudo de caso |
| Autor(es): | Sousa, Francisco Rodrigo Lopes de |
| Orientador: | Zientarski, Clarice |
| Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos;Educandos;Função do Professor;Role of the teacher;Educating |
| Data do documento: | 2017 |
| Citação: | SOUSA, Francisco Rodrigo Lopes de. Perspectiva histórica e concepções presentes na educação de jovens e adultos: um estudo de caso. 2017. 60f. - TCC (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. |
| Resumo: | Esta pesquisa intitulada: “Perspectiva histórica e concepções presentes na educação de jovens e adultos: um estudo de caso” tem como objetivo geral perceber como se dá o desenvolvimento educacional e o processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos e, ainda: identificar o papel do professor, com suas limitações e possibilidades e por objetivos específicos; perceber a rotina do professor na escola, observando sua prática e se está sendo desempenhada de forma condizente a promover o aprendizado dos alunos. O suporte teórico teve por base os estudos de alguns especialistas da educação, em especial Paulo Freire (1981). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observações e entrevistas com quatro educadores de Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino. A análise dos dados da pesquisa qualitativa revelou que o papel do professor na Educação de Jovens e Adultos da escola observada perpassa a visão de alguns teóricos, que definem o papel do professor como mediador e construtor do conhecimento, pois na prática o educador precisa superar-se para desenvolver seu trabalho de forma a propiciar o aprendizado dos alunos. |
| Abstract: | This research entitled: "historical perspective and ideas present in adult and youth education: a case study", aims to understand how the General educational development and the learning process in education for young people and adults and also: identify the role of the teacher, with their limitations and possibilities and specific objectives; understand the teacher's school routine, watching your practice and is being carried out in a manner consistent to promote student learning. The theoretical support was based on the studies of some education specialists, such as Paulo Freire (1981), among others. The instruments used for data collection were: observations and interviews with four educators of youth and adult education in a school in the public school system. The data show that the role of the teacher in education of young people and adults in the school observed is the sight of some theorists, that define the role of the teacher. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29019 |
| Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - DIURNO - TCC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2017_dis_frlsousa.pdf | 989,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.