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dc.contributor.advisorCavalcante, Maria Juraci Maia-
dc.contributor.authorLira Filho, Orlando de Souza-
dc.date.accessioned2018-01-16T13:41:57Z-
dc.date.available2018-01-16T13:41:57Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIRA FILHO, Orlando de Souza. História, política e formação escolar: da Pré-Escola Apostólica Nossa Senhora De Fátima ao Colégio Santo Inácio De Fortaleza (1953) à atualidade (2014). 2014. 53f. - TCC (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29015-
dc.description.abstractThe monograph addresses the theme Political Action and Education of the Portuguese Jesuits, who originally comes from research in which I am bound as a fellow graduate student, titled: Political Action and Education of the Portuguese Jesuits from Around the Northeast of Brazil in the twentieth century, which is under development at the Graduate Program in Brazilian Education, Research Line in the History of Comparative Education. Besides this link, theme caught my attention since it deals with the developments of the Brazilian educational system, from its beginning with the Jesuit missions to the present day. The research has shown to be very important to contribute and expand the knowledge about the process of formation and structure of the educational system adopted by the Jesuits, since it starts from the civilizing character of Christianity, where his last purpose is to educate active citizens and conscious for the formation of a more just society. Furthermore it has not been studied thoroughly in Ceará own area, showing gaps in historical order. During the development of the research plan to identify the membership, benefits, interests and goals in the foundation of St. Ignatius of Fortaleza. I emphasize that the work should contribute not only to the research institution with more information and retrieval of records and documents about its historical trajectory, it can also encourage further research on the educational history of Fortaleza and Ceará, showing the importance of research and transcription as basic building elements of the story.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJesuítaspt_BR
dc.subjectEnsino e Pedagogiapt_BR
dc.subjectColégiopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectPolitical Actionpt_BR
dc.subjectJesuitspt_BR
dc.titleHistória, política e formação escolar: da Pré-Escola Apostólica Nossa Senhora De Fátima ao Colégio Santo Inácio De Fortaleza (1953) à atualidade (2014)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo monográfico aborda a temática Ação Política e Educativa dos Jesuítas Portugueses, que surge inicialmente da pesquisa na qual estou vinculado, como aluno bolsista da graduação, intitulada: Ação Política e Educativa dos Jesuítas Portugueses de Volta ao Nordeste do Brasil no Século XX, a qual está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa de História da Educação Comparada. Além desta vinculação, a temática me chamou muito a atenção visto que trata dos desdobramentos do sistema educacional brasileiro, desde seu início com as missões jesuíticas até os dias atuais. A investigação vem mostrando-se muito importante, no sentido de contribuir e ampliar os conhecimentos sobre o processo de formação e estruturação do sistema educacional adotado pelos jesuítas, uma vez que estes partem do caráter civilizador do cristianismo, onde sua finalidade última seria formar cidadãos ativos e conscientes para a formação de uma sociedade mais justa. Além do mais, o assunto não foi estudado a fundo na própria região cearense, apresentando lacunas de ordem histórica. Durante o desenvolvimento da investigação pretendo identificar o quadro social, os benefícios, interesses e finalidades na fundação do Colégio Santo Inácio de Fortaleza. Destaco que o trabalho pode trazer contribuições não apenas para a instituição pesquisada, agregando mais informações e recuperação de registros e documentos sobre a sua trajetória histórica, como também pode incentivar novos estudos sobre a história educacional de Fortaleza e do Ceará, mostrando a importância da investigação e da transcrição como elementos básicos para a construção da história.pt_BR
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