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dc.contributor.advisorMartins, Cristiane Amorim-
dc.contributor.authorSales, Macielle Marry Silva-
dc.date.accessioned2018-01-16T13:06:32Z-
dc.date.available2018-01-16T13:06:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSALES,Macielle Marry Silva .As experiências de linguagem no contexto da creche: as vivências de uma turma de infantil iii num centro de educação infantil de Fortaleza. 2017. 52f. - TCC (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29011-
dc.description.abstractThis paper is a product of a research that aimed to analyze the experiences with different languages of a day care center class, considering the influence of those experiences in the increase of the children’s forms of expression. Bearing in mind the steps of a qualitative research (OLIVEIRA, 2010), studies were performed about the historical course of the day care centers in Brazil from Cruz (2000), Rosenberg (2006) and Kuhlmann Jr. (1998), about the multiple languages of children in Oliveira (2012), Vygotsky (1994) and Smith (1998), and also consulted laws and official documents (BRAZIL, 1996, BRAZIL, 2009a, etc.). The methodological resources used were the observation of the routine of a class of 3 years old pre-schoolers and an interview with their teacher. According to the results, the teacher promotes a great variety of activities with the languages, demonstrating pedagogical intentionality in her planning. Besides that, she considers that the gestual, plastic, dramatic, musical and verbal languages have equal importance on the children's development, and therefore she organizes space and time in order to promote all languages mentioned equally, having as guide of her practice the interactions and the plays. As factors that contributed to the constitution of her posture, the teacher points to her initial formation, the conceptions that guide the actions of the professionals in the Center of Early Childhood Education where she works and her good relationship with the educational assistant. This research expands the discussions about the promotion of children's multiple languages in the day care center, bringing reflections on the factors that favor quality pedagogical practices in this area. In this sense, it reaffirms the importance of the presence of classes of the Child Education sector in graduation courses in Pedagogy and highlights the influence of the work environment, with its conceptions of children and Early Childhood Education and professional relationships.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMúltiplas Linguagenspt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectMultiple Languaguespt_BR
dc.subjectDay care centerspt_BR
dc.titleAs experiências de linguagem no contexto da creche: as vivências de uma turma de infantil iii num centro de educação infantil de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as experiências com as diferentes linguagens vivenciadas por uma turma de creche, considerando a influência dessas experiências na ampliação das formas de expressão das crianças. Tendo em vista as etapas de uma pesquisa qualitativa (OLIVEIRA, 2010), foram realizados estudos sobre o percurso histórico das creches no Brasil a partir de Cruz (2000), Rosemberg (2006) e Kuhlmann Jr. (1998), sobre as múltiplas linguagens da criança em Oliveira (2012), Vygotsky (1994) e Soares (1998), sendo também consultados leis e documentos oficiais (BRASIL, 1996; BRASIL, 2009a, entre outros). Os recursos metodológicos utilizados foram a observação da rotina de uma turma de Infantil III e a entrevista com sua professora. De acordo com os resultados, a professora promove uma grande variedade de atividades com as linguagens, demonstrando intencionalidade pedagógica em seu planejamento. Além disso, considera que as linguagens gestual, plástica, dramática, musical e verbal têm igual importância no desenvolvimento das crianças, e por isso organiza o espaço e o tempo de modo a promover igualmente todas as linguagens citadas, tendo como norteadores de sua prática as interações e as brincadeiras. Como fatores que contribuíram na constituição da sua postura, a professora aponta a sua formação inicial, as concepções que orientam as ações dos profissionais no Centro de Educação Infantil onde trabalha e sua boa relação com a assistente educacional. Esta pesquisa amplia as discussões acerca da promoção das múltiplas linguagens da criança na creche, trazendo reflexões sobre os fatores que favorecem práticas pedagógicas de qualidade nessa área. Nesse sentido, reafirma a importância da presença de disciplinas do setor da Educação Infantil nos cursos de graduação em Pedagogia e destaca a influência do ambiente de trabalho, com suas concepções de criança e de Educação Infantil e suas relações profissionais.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

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