Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Ronaldo de Sousa-
dc.contributor.authorLima, Amanda Pereira-
dc.date.accessioned2018-01-16T12:59:12Z-
dc.date.available2018-01-16T12:59:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLIMA, Amanda Pereira.O educador como profissional reflexivo: um olhar sobre a docência na Escola Municipal Jonathan Da Rocha Alcoforado – Fortaleza/Ceará. 2017. 52f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29010-
dc.description.abstractThis work aimed to know the vision of teachers working at the Jonathan da Rocha Alcoforado Municipal School, located in the city of Fortaleza - CE, on the perspective of the educator as a reflective professional and the meaning of teaching for himself, based on a their own practice. It is important to emphasize that in the last decades there have been discourses about teacher education in the face of the new paradigms that emerge in society, demanding new postures of educators in training and those who already perform the teaching function. In view of this, there is the desire to contribute to improving educational levels, while at the same time seeking to minimize problems that haunt the education system, such as repetition and avoidance, learning difficulties, school failure, and need to seek a qualified inclusion in the education system. From this perspective, teachers, such as Pimenta and Ghedin (2002), Facci (2004), point out that reflection must be an essential element for teachers' practice, as it will lay the foundations for a new (FONTANA, et al, 2013). In this paper we present the results of the study of teachers' In this sense, the research is characterized as qualitative, as it enters the life and professional histories of teachers in order to reach the objectives proposed in this research. The methodological resources used to construct the data were: semi-structured interviews and informal conversations with the teachers. It is concluded that the teachers, participants in this study, believe that reflexive practice is essential to make the teacher, since it can trigger new postures that will glimpse new horizons, in order to evaluate and analyze what was thought, the actions taken and the necessary adjustments, thus theorizing the practice itself. Keywords:pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectParadigmaspt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectReflective Professorpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.titleO educador como profissional reflexivo: um olhar sobre a docência na Escola Municipal Jonathan Da Rocha Alcoforado – Fortaleza/Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo conhecer a visão de professores que trabalham na Escola Municipal Jonathan da Rocha Alcoforado, localizada na cidade de Fortaleza – CE, sobre a perspectiva do educador como profissional reflexivo e o significado da docência para si, tendo com base um olhar da sua própria prática. É importante acentuar que nas últimas décadas tem ocorrido discursões acerca da formação docente frente aos novos paradigmas que emergem na sociedade, exigindo novas posturas dos educadores em formação e dos que já exercem a função docente. Diante disso, há o anseio de contribuir para melhorar os índices educacionais, ao mesmo tempo em que se busca minimizar problemáticas que assombram o sistema de ensino como, por exemplo: a repetência e evasão, as dificuldades de aprendizagem, o fracasso escolar, além da necessidade de se buscar uma inclusão qualificada no sistema de ensino. A partir desta perspectiva de resignificar a prática e a identidade docente, estudiosos, tais como Pimenta e Ghedin (2002), Facci (2004), apontam que a reflexão deve ser um elemento essencial para a prática dos professores, pois lançará bases para uma nova postura dos profissionais da educação, contemplando uma formação crítica-reflexiva para com a realidade do sistema de ensino, consequentemente, da sociedade (FONTANA, et al, 2013). Nesse sentido, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, pois adentra nas histórias de vida e profissional de professores a fim de alcançar os objetivos propostos nessa investigação. Os recursos metodológicos utilizados para a construção dos dados foram: entrevistas semiestruturadas e conversas informais com os (as) professores (as). Conclui-se que os professores, participantes deste estudo, acreditam que a prática reflexiva é essencial para o fazer docente, uma vez que pode desencadear novas posturas que vislumbrarão novos horizontes, no intuito de avaliar e analisar o que foi pensado, as ações realizadas e os ajustes necessários, assim teorizando a própria prática. Palavras-chave: Professor reflexivo. Formação docente.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_aplima.pdf702,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.