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dc.contributor.advisorCunto, Flávio José Craveiro-
dc.contributor.authorLima, Matheus Gomes de-
dc.date.accessioned2018-01-09T14:06:38Z-
dc.date.available2018-01-09T14:06:38Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLIMA, M. G.(2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28922-
dc.descriptionLima, Matheus Gomes de. Avaliação do problema da unidade de área modificável (puam) na taxa de acidentes de trânsito agregados em áreas. 2017. 80 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.description.abstractTheobservation and evaluation of the effects of the Modifiable Area Unit Problem become an important issue in the Road Safety Performance modeling, because if the appropriate levels of geographic scale and configuration of the zones are not identified, the statistical modeling in spatial data may lead to misleading conclusions. The general objective of this work is to evaluate the influence of the Modifiable ArealUnit Problem (MAUP) on the frequency of traffic accidents in areas. The methodological steps defined for the course completion work are: i) Consolidation of the database of traffic accidents; ii) Spatial aggregation of data in different areas; (iii) Exploratory analysis (spatial and non-spatial)of aggregate data; iv) Comparison of the indicators resulting from the analyzes. Through the non-spatial analysis, it was noticed that the degree of correlation between variables increased as thelevel of aggregationraise. It was also observed that for the traffic accident rate,indicators, suchas averagealso suffer when there is a change in the configuration of the aggregation unit. Regardingto thespatial analysis, there is a pattern of increase of the spatial correlation for the accident rate the aggregation measure also increases, except for a configuration in traffic zones whichvalue decreases if compared to the previous aggregation volume. Finally, with a construction of the regression models that consider the spatial products of the global form (SARand SEM), it was noticed theincrease in theirpower of estimation with the increase of the level of aggregation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProblema de Unidade de Área Modificávelpt_BR
dc.subjectAnálise Exploratória Espacialpt_BR
dc.subjectAnálise Exploratória Não-Espacialpt_BR
dc.subjectModelos de Regressão Espacialpt_BR
dc.titleAvaliação do problema da unidade de área modificável (puam) na taxa de acidentes de trânsito agregados em áreaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA observação e avaliação dos efeitos do Problema de Unidade de Área Modificável tornam-se uma questão importante na modelagem do Desempenho da Segurança Viária, pois, caso não sejam identificados os adequados níveis de escala geográfica e de configuração de zonas a modelagem estatística baseada em dados espaciais pode induzir a conclusões enganosas.O objetivo geral desse trabalho é avaliar a influência do Problema de Unidade de Área Modificável (PUAM) na frequência de acidentes de trânsitoagregados em áreas.As etapas metodológicas definidas para este trabalho de conclusão de curso são: i) Consolidação da base de dados de acidentes de trânsito; ii) Agregação espacial dos dados em configurações diferentes de áreas; iii) Execução de análisesexploratórias (espaciais e não espaciais) dos dados agregados; iv) Comparação dos indicadores resultantes das análises. Através da análise não espacial, foi percebido que o grau de correlação entre as variáveis aumentava com a elevação do nível de agregação.Foi observado também quepara a taxa de acidentes de trânsito,indicadores como a média também sofremalterações quando há a mudança na configuração da unidade de agregação.Em relação a análise espacial, há um padrão de aumento da correlação espacial para a taxa de acidentes a medida que o nível de agregação também aumenta, com exceção para a configuração em zonas de tráfego, cujo valor diminui em relação ao nível de agregação anterior.Por fim, com a construção dos modelos de regressão que consideram os efeitos espaciais de forma global (SAR e SEM), foi percebido o aumento no poder de estimação dessescom aelevação do nível de agregação.pt_BR
dc.title.enEvaluation of the modifiable area unit problem(maup) in the rate of transit accidents aggregated in areaspt_BR
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