Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28751
Tipo: TCC
Título: A escultura dental na graduação em Odontologia: estratégias para a sua aplicabilidade
Título em inglês: The dental sculpture in the graduation in Dentistry: strategies for its applicability
Autor(es): Melo, Lucas Moreira de
Orientador: Alencar Júnior, Emmanuel Arraes de
Palavras-chave: Escultura;Odontologia;Educação Superior
Data do documento: 2017
Citação: MELO, L. M. A escultura dental na graduação em Odontologia: estratégias para a sua aplicabilidade. 2017. 37 f. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: A disciplina de escultura dental integra o currículo de graduação em odontologia e tem como objetivo a aquisição de conhecimentos anatômicos sobre os dentes além do desenvolvimento e treinamento de habilidades manuais. A aplicação de métodos de ensino buscando correlação dessa disciplina com a clínica é uma ferramenta de motivação dos alunos e aumento da eficácia da aprendizagem, sendo fundamental o conhecimento destas práticas para a renovação de abordagens educadoras. O presente trabalho trata-se de uma revisão da literatura que descreve o estado atual da disciplina nas bases de dados e tem como objetivo descrever abordagens da escultura dental durante a graduação em odontologia, no que diz respeito às formas de ensino e sua relevância na aplicabilidade clínica. Vários são os métodos descritos para o ensino em escultura dental, entre eles a escultura em modelos articulados, a sala de aula invertida e a instrução assistida por meios digitais apresentam-se com vantagens compatíveis a sua posterior aplicação tantos dos conhecimentos morfológicos adquiridos quanto da habilidade manual em diversos campos da profissão com destaque para as áreas de prótese e dentística. A disciplina de escultura dental deve ser atualizada buscando um maior aproveitamento dos discentes através de uma metodologia estimulante, relevante e eficaz para a prática profissional que proporcione um aprendizado mais ativo e independente. Pela falta de evidência na literatura sobre a superioridade de um método de ensino de escultura dental superior aos demais, futuramente um estudo comparativo que aborde, por exemplo, as estratégias de instrução abordadas nessa revisão será de grande relevância para a atualização da disciplina e para o currículo de graduação em odontologia.
Abstract: Tooth carving integrates the undergraduate curriculum in dentistry and aims to acquire anatomical knowledge about the teeth beyond the development and training of manual skills, the application of teaching methods seeking correlation of this discipline with the clinic is a tool of motivation of the students and increase the effectiveness of learning, being essential to know these practices for the renewal of educative approaches. This study is a review of the literature that describes the current state of the discipline in the databases and aims to describe approaches to dental sculpture during undergraduate dentistry, teaching methods and their relevance in clinical applicability. Several methods are described for teaching in dental sculpture, and sculpture in articulated models, the flipped classroom and digital assisted instruction are presented with advantages compatible with their subsequent application of both the acquired morphological knowledge and the ability manual in several fields of dentistry with emphasis in operative and prosthetic dentistry. The discipline of dental sculpture must be updated in order to achieve a greater use of the students through a stimulating, relevant and effective methodology for professional practice that provides a more active and independent learning. The lack of evidence in the literature about a method of teaching dental sculpture superior to the others implies that in the future a comparative study that addresses, for example, the instructional strategies addressed in this review will be of great relevance for the updating of the discipline and for the undergraduate curriculum in dentistry.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28751
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_lmmelo.pdf714,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.