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Tipo: Dissertação
Título: Análise comparativa das medidas de desempenho para identificação de pontos críticos: aplicação em interseções semaforizadas
Autor(es): Xavier, Vanessa Jamille Mesquita
Orientador: Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave: Transportes;Trânsito - Sinais e sinalização;Medidas de segurança;Segurança no trânsito;Performance measures;Signalized intersections;Road safety;Methods of critical
Data do documento: 2016
Citação: XAVIER, V. J. M. Análise comparativa das medidas de desempenho para identificação de pontos críticos: aplicação em interseções semaforizadas. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Os métodos de identificação de pontos críticos são um passo fundamental para determinação da eficácia global do processo de gestão da segurança viária. O Highway Safety Manual disponibiliza 13 medidas de desempenho para a identificação de locais críticos, que exigem diferentes níveis de integridade e precisão dos sistemas de dados de acidentes, bem como diferentes técnicas de modelagem da segurança viária. No Brasil, manuais para identificação de locais críticos são geralmente baseados apenas na frequência e taxa de acidentes como medidas de desempenho da segurança. Este estudo apresenta uma análise comparativa das medidas de desempenho da segurança viária na cidade de Fortaleza, Brasil, considerando as suas limitações na aplicabilidade de uma amostra de interseções semaforizadas. Dados sobre os acidentes, volume de tráfego e atributos geométricos das vias referentes aos anos de 2009, 2010 e 2011 foram utilizados para estimar as medidas de desempenho de segurança, incluindo as que envolvem o desenvolvimento e aplicação de modelos de previsão de acidentes. A análise comparativa entre as medidas de desempenho foi obtida através da diferença entre as posições na lista classificatória de cada medida de desempenho e o excesso esperado na frequência média de acidentes com o ajuste bayesiano empírico. Além disso, foi feita uma análise temporal baseada na consistência das medidas de desempenho ao longo de períodos de tempo subsequentes. Os resultados sugeriram uma correspondência razoável entre o excesso esperado na frequência média de acidentes com o ajuste bayesiano empírico e a medida de desempenho taxa de acidentes.
Abstract: The overall effectiveness of the roadway safety management process relies on a robust method for identifying and ranking sites with major potential for safety improvements. In Brazil, manuals for hotspot identification are usually based only on crash frequency and crash rate as safety performance measures. The Highway Safety Manual proposes 13 performance measures for hotspot identification which require different levels of completeness and accuracy of accident data systems as well as different modeling skills from safety staff. It is common that jurisdictions in the infant stage of the roadway safety management process would apply less informative safety performance measures. This study presents a comparative analysis of safety performance measure taking into account its limitations applicability to a sample of signalized intersections from the city of Fortaleza, Brazil. Crash data as well as traffic and geometric attributes for the years of 2009, 2010 and 2011 were used to estimate safety performance measures including those involving the development and application of safety performance functions. The performance of each measure to rank the sample intersection was achieved through the rank difference between each performance measure and the excess expected average crash frequency with empirical Bayes adjustment. In addition, it has taken a temporal analysis based on consistency of performance measures during subsequent time periods. The results have suggested a reasonable matching between the excess expected average crash frequency with empirical Bayes adjustment and very simple ones.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28635
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