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dc.contributor.advisorMonteiro, André Jalles-
dc.contributor.authorMaia, Tania Maria Lacerda-
dc.date.accessioned2012-06-25T14:23:35Z-
dc.date.available2012-06-25T14:23:35Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationMAIA, Tania Maria Lacerda. Planejamento e gestão estratégica para o restaurante universitário da UFC em um cenário de expansão do número de alunos. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2857-
dc.description.abstractThe present work focuses on the analysis of the impacts of the Federal University of Ceará affiliation proposal to the Reuni, concerning attendance to the University Restaurant on a result of the increasing demand, in the perspective of strategic planning and management, based on the actions carried out from 2003 to 2008. For such end, the postulates of Strategic administration and of Learning School have been adopted, having as a reference the present and future scenario and the strategic diagnosis based on the SWOT analysis. The present research (study) adopted the bibliographical, documental and action-research methods. The research shows that the foreseen expansion in the number of meals per day, from 3000 to 6000, will have an impact on the quality of the services delivered to the users, due to the present limitations in infra-structure, equipments, qualified personnel, and, above all, the need for implementing a pattern of management aimed at results. For this new scenario the following measures have been suggested, including a Strategic Plan for 2009-2020, a Tatic Plan for 2009-2012, a performance marker matrix focused on the Balanced scorecard method, besides management pattern guidelines, oriented towards results and users in the specific context of the University restaurant. The actions and management patterns proposed in the strategic plans, when adopted , will allow the University restaurant to have operational infra-structure, staff support and management excellence to assure and contribute to the approval in the service quality from the present percentage of 60.3% aiming to reach the concepts of good and excellent.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAssistência ao Estudantept_BR
dc.subjectRestaurante – Administraçãopt_BR
dc.subjectGestão de Qualidade Totalpt_BR
dc.subjectIndicadores de Gestãopt_BR
dc.subjectStrategical planningpt_BR
dc.subjectAssistance to the Studentpt_BR
dc.subjectRestaurant - Administrationpt_BR
dc.subjectManagement of Total Qualitypt_BR
dc.subjectPointers of Managementpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Serviço de alimentação - Planejamentopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégico - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectGestão da qualidade total na educação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Programas de desenvolvimento - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titlePlanejamento e gestão estratégica para o restaurante universitário da UFC em um cenário de expansão do número de alunospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, analisam-se os impactos da Proposta de Adesão da UFC ao REUNI no atendimento do Restaurante Universitário, decorrentes do grande aumento na demanda, sob o prisma do planejamento e da gestão estratégica, focando-se nas ações realizadas no período de 2003 a 2008. Para tanto, utilizam-se como suporte teórico-empírico os postulados da Administração Estratégica e da Escola de Aprendizado, tendo como referencial o cenário atual e futuro e o diagnóstico estratégico formulado com base na análise SWOT. Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. O estudo mostra que a expansão prevista de 3.000 para 6.000 refeições/dia afetará a qualidade dos serviços e do atendimento aos usuários em função das limitações atuais de infra-estrutura física, de equipamentos, de pessoal qualificado e, sobretudo, da necessidade de implantação de um modelo da gestão focada em resultados. Para esse novo cenário, sugere-se um Plano Estratégico para o período 2009-2020, um Plano Tático 2009-2012, uma matriz de indicadores de desempenho focada no método do Balanced scorecard, além das diretrizes do modelo da gestão orientado para resultados e aderentes às peculiaridades do Restaurante Universitário da UFC. As propostas de ação e do modelo de gerenciamento contidos nos planos estratégicos, quando adotadas, darão ao RU condições objetivas de infra-estrutura operacional, suporte de pessoal e excelência da gestão para assegurar e até aumentar a aprovação da qualidade dos serviços que hoje é 60,3% para os atributos Bom e Ótimo.pt_BR
dc.title.enPlanning and strategical management stop the university restaurant of the UFC in a scene of expansion of the number of pupilspt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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