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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Aparecida de Paiva-
dc.contributor.authorPereira, Ivo Studart-
dc.date.accessioned2017-12-11T22:38:35Z-
dc.date.available2017-12-11T22:38:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ivo Studart. O pensamento filosófico de Viktor Emil Frankl: Mundo, homem e Deus. 2017. 273 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Pós-Graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28430-
dc.description.abstractOur motivation to write this thesis derives from the need to present the relevance of Viktor Emil Frankl's opus within contemporary philosophy, given a current deficient research status in this field. Thus, this research aims to contribute in overcoming an academic gap that does not do justice to the importance of the Viennese thinker's legacy. In order to accomplish that, we were guided by the hypothesis that there is an authentic Franklian philosophical work and that it can be systematically conceptualized under three major areas of research: 1) world view, 2) concept of man and 3) the question of God. We seek to demonstrate that Frankl presents clear points in each of the aforementioned philosophical domains, forming a systematic conceptual universe. In the first area, our sub-hypothesis is that the category "meaning" constitutes the conceptual key to define the contours of Frankl’s Weltanschauung, serving as a foundation for what we construe as a true axiological foundation of the world. The second macro-theme involving our investigation concerns the "metaclinical theory" of human nature that the founder of logotherapy has built in order to substantiate his psychotherapeutic approach. Our sub-hypothesis here is that there is a Franklian philosophical anthropology, which must be understood from the category "spirit" as a "spiritual dimension". The third domain within our investigation assumes the sub-hypothesis that a peculiar form of philosophical theology underlies Frankl’s thought, stemming from his interpretation of the moral conscience (Gewissen) as the “voice of transcendence”, legitimating the phenomenon of responsibility. The key category here is that of "supermeaning" - the meaning that dimensionally refers to the Absolute, inspiring what Frankl called "basic trust in being," as a peculiar form of faith that would be common to the human race.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectViktor Franklpt_BR
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.subjectPsicoterapiapt_BR
dc.subjectSentido da vidapt_BR
dc.subjectAntropologia filosóficapt_BR
dc.subjectTeologia filosóficapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectLogotherapypt_BR
dc.subjectPsychotherapypt_BR
dc.subjectMeaning of lifept_BR
dc.subjectPhilosophical anthropologypt_BR
dc.subjectPhilosophical theologypt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectOntologypt_BR
dc.subjectEpistemologypt_BR
dc.titleO pensamento filosófico de Viktor Emil Frankl: Mundo, homem e Deuspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO preceito motivador da presente tese deriva da necessidade de apresentar a relevância do pensamento de Frankl enquanto nome de interesse para a filosofia contemporânea, diante de um quadro deficiente de pesquisa na área, buscando contribuir para a superação de uma lacuna acadêmica que não faz justiça à importância do legado do pensador vienense. Para tanto, partiremos da hipótese de que existe, sim, uma obra filosófica autenticamente frankliana e de que esta é passível de uma sistematização conceitual a partir da análise de três grandes áreas de investigação: 1) visão de mundo, 2) conceito de homem e 3) a questão de Deus. Buscamos demonstrar que Frankl possui posturas claras em cada um dos domínios filosóficos citados, formando um universo conceitual sistemático. No primeiro âmbito, partiremos da sub-hipótese de que a categoria “sentido” constitui a chave conceitual para definir os contornos da Weltanschauung frankliana, servindo de fundamento para o que compreendemos como uma verdadeira fundação axiológica de mundo na obra do pensador austríaco. O segundo macrotema de nossa investigação diz respeito à “teoria metaclínica” da natureza humana que o pai da logoterapia construiu a fim de fundamentar sua proposta psicoterápica. Em outras palavras, trata-se de uma análise que parte da sub-hipótese de que há uma antropologia filosófica frankliana, que deve ser compreendida a partir do núcleo conceitual distintivo da humanidade frente às outras formas do ser vivente: a categoria “espírito”, enquanto “dimensão espiritual”. O terceiro domínio de nossa investigação assume a sub-hipótese de que subjaz ao pensamento do pai da logoterapia uma peculiar forma de teologia filosófica, que Frankl desenvolve, na estrita medida de sua interpretação da consciência moral (Gewissen) enquanto voz da transcendência, legitimadora do fenômeno da responsabilidade. A categoria-chave, aqui, será a de “suprassentido” – o sentido que se refere, dimensionalmente, ao Absoluto, inspirando aquilo que Frankl chamou de “confiança primária no ser”, como uma peculiar forma de fé que seria comum ao gênero humano (FRANKL, 1967, p. 57).pt_BR
dc.title.enThe Philosophical Thought of Viktor Emil Frankl: World, Man and Godpt_BR
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