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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28429
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação para o desenvolvimento sustentável: práticas de educação ambiental no ensino público fundamental das escolas de Fortaleza-CE. |
Título em inglês: | Education for sustainable development: environmental education practices in the fundamental public education of Fortaleza-ce schools |
Autor(es): | Chaves, Rebeca Gomes |
Orientador: | Marinho, Reynaldo Amorim |
Coorientador: | Rabelo, Laudemira |
Palavras-chave: | Educação ambiental;Conhecimento;Respeito;Natureza |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | CHAVES, Rebeca Gomes. Educação para o desenvolvimento sustentável: práticas de educação ambiental no ensino público fundamental das escolas de Fortaleza -CE. 2017. 73 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | O estudo discorreu sobre o desenvolvimento da educação ambiental na rede educativa pública da cidade de Fortaleza, Ceará. Para tanto, a pesquisa adentrou em prismas metodológicos plurais para compreender a formação dos gestores e professores dessas escolas, bem como os conteúdos lecionados em salas de aula. É relevante que os alunos conheçam os problemas ambientais e as formas de resolvê-los. A aprendizagem ecológica recebida na escola beneficia também os pais dos alunos que desenvolvem comportamentos reflexivos sobre a importância do desenvolvimento sustentável. O objetivo desse trabalho foi realizar um diagnóstico situacional de concepções, práticas e dificuldades encontradas pelos educadores e gestores na promoção da educação ambiental formal no ensino público municipal. O estudo analisou as escolas públicas de ensino fundamental, onde foram verificados os projetos políticos pedagógicos, além de registros de atividades de educação ambiental desenvolvidas. As entrevistas foram realizadas por meio de questionários direcionados a gestores e professores, com o escopo de conhecer as formas de atualização desses profissionais sobre a matéria e o repasse desses conhecimentos em sala de aula. De acordo com os estudos realizados, observou-se que, apesar da educação ambiental ser muito discutida, existem poucos projetos sendo desenvolvidos especificamente sobre o tema. O curso metodológico compreendeu pesquisas bibliográficas e entrevistas estruturadas. A amostra compreendeu a participação de profissionais das escolas da rede pública municipal. Conclui-se com esse estudo que a participação ativa das escolas é fundamental para a formação do conhecimento e da consciência humana sobre a importância da disseminação da educação ambiental. Nesse entoada, a escola assume um papel desafiador de formar novos cidadãos conscientes de seu papel no mundo e do respeito à natureza. |
Abstract: | The study discussed the development of environmental education in the public educational network of the city of Fortaleza, Ceará. In order to do so, the research entered into plural methodological prisms to understand the training of teachers and managers of these schools, as well as the content taught in classrooms. It is important for students to be aware of environmental problems and ways of solving them. The ecological learning received at school also benefits the parents of students who develop reflective behavior on the importance of sustainable development. The objective of this work was to carry out a situational diagnosis of conceptions, practices and difficulties encountered by educators and managers in the promotion of formal environmental education in municipal public education. The study analyzed the public elementary schools, where the political pedagogical projects were verified, as well as records of environmental education activities developed. The interviews were conducted through questionnaires addressed to managers and teachers, with the purpose of knowing the ways of updating these professionals on the subject and the transfer of this knowledge in the classroom. According to the studies carried out, it was observed that, although environmental education is much discussed, there are few projects being developed specifically on the subject. The methodological course included bibliographical research and structured interviews. The sample comprised the participation of professionals from municipal public schools. It is concluded with this study that the active participation of the schools is fundamental for the formation of knowledge and the human conscience on the importance of the dissemination of environmental education. In this chant, the school assumes a challenging role of forming new citizens aware of their role in the world and respect for nature. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28429 |
Aparece nas coleções: | PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC |
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