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dc.contributor.authorBarros, João Paulo Pereira-
dc.contributor.authorPaula, Luana Rêgo Colares de-
dc.contributor.authorPascual, Jesus Garcia-
dc.contributor.authorColaço, Veriana de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.authorXimenes, Verônica Morais-
dc.date.accessioned2017-12-08T13:17:22Z-
dc.date.available2017-12-08T13:17:22Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationBARROS, João Paulo Pereira; PAULA, Luana Rêgo Colares de; PASCUAL, Jesus Garcia; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; XIMENES, Verônica Morais. O conceito de "sentido" em Vygotsky: considerações epistemológicas para a investigação psicológica. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 21, n.2, p. 174-181, 2009.pt_BR
dc.identifier.issn0102-7182 (impresso)-
dc.identifier.issn1807-0310 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28377-
dc.description.abstractThis article has the objective of rescuing the concept of “meaning” as analytical resource in the psychological researches from displacements and connections constructed in the epistemological history of Lev Vygotsky’s ideas. For this, interlocutions and ruptures of this author with thought matrices and psychological chains from the beginning of the 20th century are presented, supplying a panorama of the until then constructed possibilities for understanding the concept of “meaning”. Later, epistemological and methodological tones of the treatment excused by Vygotsky to the concept in question are discussed. It is concluded that, in this perspective, “meaning” is conceived as consisting as particular semantic event through social relations in which a gamma of signs is brought to discussion, which allows the emergency of processes of singularization in a plot of interaction culturally and historically constituted. It is pointed out, finally, some implications of this conception for the psychological researches that approach social practices and its processes of meaning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPsicologia & Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectProcessos de singularizaçãopt_BR
dc.subjectProcessos de significaçãopt_BR
dc.subjectMeaningpt_BR
dc.subjectHistorical-cultural theorypt_BR
dc.subjectSingularization processespt_BR
dc.subjectMeaning processespt_BR
dc.titleO conceito de "sentido" em vygotsky: considerações epistemológicas e suas implicações para investigação psicológicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva resgatar o conceito de “sentido” como recurso analítico nas investigações psicológicas, a partir de deslocamentos e conexões construídas na história epistemológica das ideias de Lev Vygotsky. Para isso, apresentam-se interlocuções e rupturas desse autor com matrizes de pensamento e correntes psicológicas do início do século XX, o que fornece um panorama das possibilidades até então construídas para a compreensão do conceito de “sentido”. Posteriormente, tematizam-se nuanças epistemológicas e metodológicas do tratamento dispensado por Vygotsky ao conceito em questão. Conclui-se que, nessa perspectiva, o “sentido” é concebido como acontecimento semântico particular constituído através de relações sociais, nas quais uma gama de signos é posta em jogo, o que permite a emergência de processos de singularização em uma trama interacional histórica e culturalmente constituída. Salientam-se, por fim, algumas implicações dessa concepção para as investigações psicológicas que abordam as práticas sociais e seus processos de significação.pt_BR
dc.title.enThe concept of "meeamig" in vygotsky: epistemological appreciations and its inplications for the psychological researchpt_BR
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