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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28377
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barros, João Paulo Pereira | - |
dc.contributor.author | Paula, Luana Rêgo Colares de | - |
dc.contributor.author | Pascual, Jesus Garcia | - |
dc.contributor.author | Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Ximenes, Verônica Morais | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-08T13:17:22Z | - |
dc.date.available | 2017-12-08T13:17:22Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, João Paulo Pereira; PAULA, Luana Rêgo Colares de; PASCUAL, Jesus Garcia; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; XIMENES, Verônica Morais. O conceito de "sentido" em Vygotsky: considerações epistemológicas para a investigação psicológica. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 21, n.2, p. 174-181, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-7182 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 1807-0310 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28377 | - |
dc.description.abstract | This article has the objective of rescuing the concept of “meaning” as analytical resource in the psychological researches from displacements and connections constructed in the epistemological history of Lev Vygotsky’s ideas. For this, interlocutions and ruptures of this author with thought matrices and psychological chains from the beginning of the 20th century are presented, supplying a panorama of the until then constructed possibilities for understanding the concept of “meaning”. Later, epistemological and methodological tones of the treatment excused by Vygotsky to the concept in question are discussed. It is concluded that, in this perspective, “meaning” is conceived as consisting as particular semantic event through social relations in which a gamma of signs is brought to discussion, which allows the emergency of processes of singularization in a plot of interaction culturally and historically constituted. It is pointed out, finally, some implications of this conception for the psychological researches that approach social practices and its processes of meaning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Psicologia & Sociedade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sentido | pt_BR |
dc.subject | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | Processos de singularização | pt_BR |
dc.subject | Processos de significação | pt_BR |
dc.subject | Meaning | pt_BR |
dc.subject | Historical-cultural theory | pt_BR |
dc.subject | Singularization processes | pt_BR |
dc.subject | Meaning processes | pt_BR |
dc.title | O conceito de "sentido" em vygotsky: considerações epistemológicas e suas implicações para investigação psicológica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo objetiva resgatar o conceito de “sentido” como recurso analítico nas investigações psicológicas, a partir de deslocamentos e conexões construídas na história epistemológica das ideias de Lev Vygotsky. Para isso, apresentam-se interlocuções e rupturas desse autor com matrizes de pensamento e correntes psicológicas do início do século XX, o que fornece um panorama das possibilidades até então construídas para a compreensão do conceito de “sentido”. Posteriormente, tematizam-se nuanças epistemológicas e metodológicas do tratamento dispensado por Vygotsky ao conceito em questão. Conclui-se que, nessa perspectiva, o “sentido” é concebido como acontecimento semântico particular constituído através de relações sociais, nas quais uma gama de signos é posta em jogo, o que permite a emergência de processos de singularização em uma trama interacional histórica e culturalmente constituída. Salientam-se, por fim, algumas implicações dessa concepção para as investigações psicológicas que abordam as práticas sociais e seus processos de significação. | pt_BR |
dc.title.en | The concept of "meeamig" in vygotsky: epistemological appreciations and its inplications for the psychological research | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
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