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dc.contributor.authorSilva, Roseane Graziele da-
dc.contributor.authorAlves, Samara-
dc.contributor.authorWelter, Juliane Vargas-
dc.date.accessioned2017-12-07T13:28:37Z-
dc.date.available2017-12-07T13:28:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Roseane Graziele da; ALVES, Samara; WELTER, Juliane Vargas. A autoficção em Caio Fernando Abreu, o biógrafo das emoções. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 9, p. 189-204, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28326-
dc.description.abstractIn this work, we propose a reading of the tale "After August", by Caio Fernando Abreu, from the idea of autofiction. Understanding the characteristics that make self-fiction distinct from autobiographical narratives and traditional third-person narrative, we show how writing at the same time approximates and distances the author of the events narrated. The problematic around the intersections between the real and the fictional, and between the discursive positions of the narrator and the author, are very much discussed in the present and are seen by many critics as tendencies of contemporary literature. To understand the text as autofunctional and therefore related to the author's biography, we weave comparisons between the story's fables and events narrated in his chronicles, a genre that proposes the identification between author and narrator. In our theoretical reference, we use authors such as Lejeune (1994), Doubrovski (2014), Colonna (2014), among others, in order to clarify the concepts worked.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectCaio Fernando Abreupt_BR
dc.subjectAutoficctionpt_BR
dc.titleA autoficção em Caio Fernando Abreu, o biógrafo das emoçõespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, propomos uma leitura do conto “Depois de agosto”, de Caio Fernando Abreu, a partir da ideia de autoficção. Compreendendo as características que tornam a autoficção distinta, das narrativas autobiográficas e da narrativa tradicional, em terceira pessoa, mostramos como a escritura ao mesmo tempo aproxima e distancia o autor dos acontecimentos narrados. Surge dessa leitura a problemática em torno das intersecções entre o real e o ficcional e entre as posições discursivas do narrador e do autor, bastante discutidas na atualidade e vistas, por muitos críticos, como tendências da literatura contemporânea. Para entender o texto como autoficional e, portanto, relacionado à biografia do autor, tecemos comparações entre as fabulações do conto e acontecimentos por ele narrados em suas crônicas, gênero que propõe a identificação entre autor e narrador. Em nosso referencial teórico, utilizamos autores como Lejeune (1994), Doubrovski (2014), Colonna (2014), entre outros, a fim de esclarecer os conceitos trabalhados.pt_BR
dc.title.enThe autofiction in Caio Fernando Abreu, the biographer of emotionspt_BR
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