Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Valdemarin Coelho-
dc.contributor.authorAraújo, Camila Cruz-
dc.contributor.authorMorais, Raquel Pereira de-
dc.date.accessioned2017-11-30T13:07:09Z-
dc.date.available2017-11-30T13:07:09Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGomes, V. C.; Araújo, C. C.; Morais, R. P. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28223-
dc.descriptionGOMES, Valdemarin Coelho; ARAÚJO, Camila Cruz; MORAIS, Raquel Pereira de. Profissionalização do ensino médio no Brasil: a educação dirigida à classe trabalhadora. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, n. 73, p. 171-190, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we aim to examine the perspective of professionalization that is repeatedly imposed on Brazilian high school as a strategy of professional qualification, which is directed to people in the working class, and to reflect on some aspects of its manifestation in the Law n. 13.415/2017. It is a theoreticalbibliographic and documentary study in which we search elements for the analyses from historical facts and some legal devices concerning to this stage/modality of basic education. The laws we analyzed were: Law n. 1.821/53, Law n. 4.024/61, Law n. 5.692/71, Law n. 7.044, Law n. 9.394/96, Law n. 12.513, and Law n. 13.415/2017. We consider the relation between school education and professional qualification of people in the working class as a relevant topic in the (neo)liberal project of national economic develoment, being this, in turn, linked to the expansion of the capitalism, during the 20th century, and, in contemporaneity, to structural crisis that runs through the capital system. Based on such facts, we conclude that the historically instituted design for high school, rewritten in the Law n. 13.415/2017, reinforces the dual condition of the Brazilian school education, besides giving to school the function of contributing with the resolution of social-economic issues, which are aggravated by the referred crisis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectQualificação da classe trabalhadorapt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçãopt_BR
dc.subjectCrise estrutural do capitalpt_BR
dc.titleProfissionalização do ensino médio no Brasil: a educação dirigida à classe trabalhadorapt_BR
dc.title.alternativeProfesionalización en la enseñanza secundaria en Brasil: la educación dirigida a la clase trabajadorapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem por objetivo examinar a perspectiva de profissionalização repetidamente imposta ao ensino médio brasileiro como estratégia de qualificação dirigida à classe trabalhadora, refletindo, por fim, alguns aspectos de sua manifestação na Lei n.º 13.415/2017. Realiza um estudo teórico-bibliográfico e documental, buscando, nos elementos históricos e em alguns dispositivos legais concernentes a esta etapa/modalidade da educação básica, os substratos para a análise. As leis analisadas foram as seguintes: Lei n.º 1.821/1953; Lei n.º 4.024/1961; Lei n.º 5.692/1971; Lei n.º 7.044/1982; Lei n.º 9.394/1996; Lei n.º 12.513/2011; e Lei n.º 13.415/2017. Considera a relação educação escolar e qualificação da classe trabalhadora tópico relevante no projeto (neo)liberal de desenvolvimento econômico nacional, estando este, a seu turno, atrelado à expansão do capitalismo no decorrer do século XX e, na contemporaneidade, à crise estrutural que atravessa o sistema do capital. Por tais fatos, conclui que o desenho historicamente instituído para o ensino médio, reeditado na Lei n.º 13.415/2017, assegura a originária condição dual da educação escolar no Brasil, além de apor à escola a função de contribuir com a resolutividade de questões econômico-sociais que se agravam a partir da referida crise.pt_BR
dc.description.abstract-esEl presente artículo tiene por objeto examinar la perspectiva de profesionalización, impuesta repetidamente a la enseñanza secundaria brasileña como estrategia de calificación dirigida a la clase obrera y reflexionar, por fin, algunos aspectos de su manifestación en la Ley 13.415/2017. Se realiza un estudio teórico-bibliográfico y documental, buscando en los elementos históricos y en algunos dispositivos legales que se refieren a esta etapa/modalidad de la educación básica los sustratos para el análisis. Fueron analizadas las Leyes: 1821/53; 4024/61; 5692/71; 7044/82; 9394/96; 12.513/2011 y 13.415/2017. Se considera la relación entre educación escolar y calificación de la clase obrera, tema relevante en el proyecto (neo)liberal de desarrollo económico nacional, estando éste, a su vez, relacionado a la expansión del capitalismo en el transcurso del siglo XX y, en la contemporaneidad, a la crisis estructural la cual traspasa el sistema del capital. Por estos hechos, se concluye que el diseño históricamente instituido para la enseñanza secundaria, reeditado en la Ley 13.415/2017, asegura la originaria condición dual de la educación escolar en Brasil, además de añadir a la escuela la función de contribuir con la resolutividad de cuestiones económico-sociales que se agravan a partir de la mencionada crisis.pt_BR
dc.title.enProfessionalization in the brazilian high school: education for the working classpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_vcgomesccaraujo.pdf292,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.