Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSalinas, Carlos Enrique Tupiño-
dc.contributor.authorAraújo, José Carlos de-
dc.date.accessioned2017-11-30T11:43:49Z-
dc.date.available2017-11-30T11:43:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSalinas, C. E. T.; Araújo, J. C. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28214-
dc.descriptionSALINAS, Carlos Enrique Tupiño; ARAÚJO, José Carlos de. El debate sobre el desarrollo sostenible: una indroducción para una educación ambiental. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, n. 73, p. 47-59, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the debate on sustainable development, more specifically, to reflect on the origin, concept and epistemological foundation of sustainable development. The question is: what is sustainable development? What are its implications from its formalization and conceptual and epistemological debate? The analysis and reflection on this debate showed two questions on the subject of environmental education: the proposal of the Brundtland Commission and the European Parliament’s strategy must be rethought; environmental education must be implemented through common collective actions that counteract the Eurocentric appropriation of natural resources.pt_BR
dc.language.isoespt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesarrollo sosteniblept_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectAcciones colectivas comunespt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.titleEl debate sobre el desarrollo sostenible: una indroducción para una educación ambientalpt_BR
dc.title.alternativeDebate sobre desenvolvimento sustentável: introdução a uma educação ambientalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva analisar o debate sobre o desenvolvimento sustentável, mais especificamente, refletir sobre a origem, o conceito e a fundamentação epistemológica do desenvolvimento sustentável. Indaga-se o seguinte: que é o desenvolvimento sustentável? Quais são suas implicações a partir de sua formalização e debate conceitual e epistemológico? A análise e a reflexão sobre esse debate mostraram, precipuamente, duas questões acerca da temática da educação ambiental: a proposta da comissão Brundtland e a estratégia do Parlamento Europeu devem ser repensadas; a educação ambiental deve ser implementada por meio de ações coletivas comuns que se contraponham à apropriação eurocêntrica dos recursos naturais.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo de este artículo consistió en analizar el debate sobre el desarrollo sostenible, y específicamente, se trató de reflexionar sobre el origen, la conceptualización y sobre la fundamentación epistemológica del desarrollo sostenible. Fue entonces que surgió la pregunta: ¿Qué es el desarrollo sostenible? y ¿Cuáles son sus implicaciones a partir de su formalización y debate conceptual y epistemológico? El análisis y la reflexión sobre el debate mostraron principalmente dos cuestiones sobre la educación ambiental: debe repensar la propuesta de la comisión Brundtland y la estrategia del parlamento europeo; y la educación ambiental debe ser pensada con las acciones colectivas comunes que enfrentan la re-apropriación eurocéntrica de los recursos naturales.pt_BR
dc.title.enDebate on sustainable development: introduction to environmental educationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_cetsalinasjcaraujo.pdf208,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.