Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Solange Jobim e-
dc.date.accessioned2017-11-24T13:15:34Z-
dc.date.available2017-11-24T13:15:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUZA, Solange Jobim e. O pesquisador-cineasta e a ética dos olhares compartilhados. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 8-22, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27936-
dc.description.abstractThis article is a result of the researches that I have developed over nearly two decades on the use of audiovisual camera in academic research. The starting point is the claim that the use of the camera as mediation causes an unique intervention in the relationship that is established between the researcher and the research subjects. The goal is to present the methodological principles that have guided the use of audiovisual in academic research, offering support for the definition of the act of researching as building an ethical and aesthetical look. The philosophy of Bakhtin´s language, the pioneer debate initiated by Walter Benjamin on the transformation of the art at the time of mechanical reproduction, Coutinho´s documentary film and the theoretical and cinematographic work of Pasolini are the main references.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagem técnicapt_BR
dc.subjectPesquisa em ciências humanaspt_BR
dc.subjectÉtica do olharpt_BR
dc.subjectPrincípios metodológicospt_BR
dc.titleO pesquisador-cineasta e a ética dos olhares compartilhadospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo é uma decorrência das pesquisas que venho desenvolvendo, ao longo de quase duas décadas, sobre o uso da imagem técnica em pesquisa acadêmica. O ponto de partida é a afirmação de que a utilização da câmera como mediação provoca uma intervenção singular na relação que se estabelece entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O objetivo é apresentar os princípios metodológicos que têm orientado o uso de câmera de vídeo em pesquisa acadêmica, oferecendo subsídios para a definição do ato de pesquisar como construção de uma ética e de uma estética do olhar. A filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, o debate pioneiro instaurado por Walter Benjamin sobre as transformações da arte na época da reprodução técnica, o cinema documentário de Eduardo Coutinho e a obra teórica e cinematográfica de Pasolini são as principais referências.pt_BR
dc.title.enThe researcher-filmmaker and the ethics of shared lookspt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_sjsouza.pdf356,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.