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dc.contributor.authorBodart, Cristiano das Neves-
dc.contributor.authorCigales, Marcelo Pinheiro-
dc.date.accessioned2017-11-23T14:47:23Z-
dc.date.available2017-11-23T14:47:23Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBodart, C. N.; Cigales, M. P. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27908-
dc.descriptionBODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduação. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 48, n. 2, p. 256-281, jul./dez. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to update the “State of the Art” about the Sociology Education in the Brazilian postgraduation. The methodology was due through a survey on the site “Capes Thesis Bank” and on “repositories” and “Thesis and dissertation bank” from several superior education institutions, through the key words “Sociology education”, “Sociology in the education” and “Sociology in the school”. Among the results, it is emphasized that: i) there is a continuous growing of dissertations and thesis about the thematic after the year 2008; ii) the productions are still centralized in the South and Southeast Regions; iii) there is an amplification of defended works in the Social Sciences Post-Graduation programs, which equilibrates the thematic production, before with hegemony in the education postgraduation programs and; iv) thematic such as the professor formation and didactic books, starts to arise in the most recent works.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleEnsino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo busca atualizar o “Estado da Arte” sobre o Ensino de Sociologia na Pós-graduação brasileira. A metodologia se deu através de um levantamento no site “Banco de Teses Capes” e em “repositórios” e “base de teses e dissertações” de diversas Instituições Superiores de Ensino, através das palavras-chave “Ensino de Sociologia”, “Sociologia no Ensino” e “Sociologia na Escola”. Dentre os resultados, destaca-se que: i) há um crescimento contínuo de dissertações e teses sobre a temática após o ano de 2008; ii) as produções ainda estão centralizadas nas Regiões Sul e Sudeste; iii) há uma ampliação de trabalhos defendidos em Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais, o que equilibra a produção da temática, antes com hegemonia nos Programas de Pós-graduação em Educação e; iv) temáticas como formação de professores e livro didático, começam a surgir nos trabalhos mais recente.pt_BR
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