Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, André Jalles-
dc.contributor.authorSilva Filho, José Pereira da-
dc.date.accessioned2012-06-21T13:28:35Z-
dc.date.available2012-06-21T13:28:35Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA FILHO,José Pereira. As reprovações em disciplinas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 2000 a 2008 e suas implicações na evasão discente . 2009. 71 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2789-
dc.description.abstractThis research deals with the results over the student dropout at the Federal University of Ceara, Brasil, during the period from 2000 to 2007, focusing mainly in the early period when it is significant the numbers of retirements course in higher education. Furthermore was verified the existence or not of a relation between this fact and the withdrawal of students by the institution or by the course. Data about the student performance, such as to Graduate rate, periods of disciplines problem, Academic Performance Index (IRA), percentage of approval; besides this were done a comparison with the courses which presented higher dropout rates and those with higher rates of fails in disciplines. The results shown that in the Science Exact Area, there are a lot of failures and an association with low graduation rate, meanwhile Courses from the Human Area, there is no correlation with the results found in Science Exact Area. In conclusion there are no standards for students behavior, once both courses presented a great index of failures and not dropout, and there are a few others courses with considerable repetition and dropout.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.pt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectReprovaçãopt_BR
dc.subjectRendimento Acadêmicopt_BR
dc.subjectDropoutpt_BR
dc.subjectFails in disciplinept_BR
dc.subjectStudent Performancept_BR
dc.subjectEvasão universitária - Fortaleza(CE) - 2000-2008pt_BR
dc.subjectRendimento escolar - Fortaleza(CE) - 2000-2008pt_BR
dc.subjectFracasso escolar - Fortaleza(CE) - 2000-2008pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Fortaleza(CE) - 2000-2008pt_BR
dc.titleAs reprovações em disciplinas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 2000 a 2008 e suas implicações na evasão discentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA preocupação cada vez mais presente nos debates de gestores das instituições de educação superior, com respeito ao ingresso e manutenção de estudantes, força a uma busca pelos motivos que estão associados às elevadas taxas de evasão, no sentido de se obter um melhor aproveitamento dos recursos, bem como evitar as perdas sociais advindas com a saída de um estudante sem concluir o curso. Este trabalho mostra o resultado de uma pesquisa documental sobre a evasão discente na Universidade Federal do Ceará, nos cursos sediados em Fortaleza, com ênfase nas reprovações em disciplinas entre os anos de 2000 e 2008, focando principalmente nos períodos iniciais, quando, segundo alguns pesquisadores, é mais expressiva a quantidade de abandonos de curso no ensino superior. Objetiva-se, com isso, verificar a existência de uma relação direta entre esse fato e a desistência de alunos de uma instituição ou de um curso. Para tanto, foram realizados levantamentos de desempenho dos estudantes, com relação aos seguintes fatores: taxa de conclusão, períodos de ocorrência de disciplinas-problema, Índice de Rendimento Acadêmico(IRA), porcentagem de integralização e de aprovação. Ao final, fez-se um cruzamento entre cursos com maiores taxas de abandono, e aqueles com maiores taxas de reprovação em disciplina. Os resultados encontrados permitiram visualizar, mesmo que superficialmente, haja vista a grande quantidade de cursos e as peculiaridades de cada um, que em algumas áreas que ofertam disciplinas, como a de ciências exatas, há uma grande quantidade de reprovações e uma associação com índice de conclusão baixo, enquanto outras, como ciências humanas, não seguem um padrão, pois tanto há cursos com grande número de reprovações e pouco abandono, como há outros com poucas reprovações e abandono considerável.pt_BR
dc.title.enThe reprovações in you discipline in the courses of graduation of the Federal University of Ceará (UFC) in the period of 2000 the 2008 and its implications in the learning evasionpt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_JPSFilho.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.