Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Vitória Santos-
dc.contributor.authorYing, Liu Man-
dc.date.accessioned2017-11-21T18:05:13Z-
dc.date.available2017-11-21T18:05:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Vitória Santos; YING, Liu Man. Iniciação ao violoncelo coletivo no projeto social jacques klein, da extensão da universidade federal do ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27601-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectvioloncelopt_BR
dc.subjectaprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectensino coletivopt_BR
dc.titleIniciação ao violoncelo coletivo no projeto social jacques klein, da extensão da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo apresentar as experiências desenvolvidas e trabalhadas no ensino coletivo de violoncelo no projeto de música Jacques Klein, do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza, que atua como projeto de extensão na Universidade Federal do Ceará, tal como as ferramentas e a metodologia usadas para facilitar o entendimento e o aprimoramento individual e comum dos alunos. Para um melhor aproveitamento por parte dos alunos e do tempo que era disponível, foram divididas três turmas, com o mesmo tempo de duração cada (aproximadamente uma hora), e trabalhadas de forma a aproveitar cada parte de sua homo e heterogeneidade. Foram utilizadas músicas do método Suzuki, de Shinichi Suzuki, e o método All For Strings, de Gerald E. Anderson and Robert Frost, tanto nas turmas iniciantes como nas mais avançadas tecnicamente. Percebeu-se, então, que a decisão pelo ensino coletivo foi a melhor escolha, pois havia uma maior interação entre os alunos, tornando a aula cada vez mais enérgica e despertando o senso de coletividade por parte dos alunos, pois eles acabam se ajudando mutuamente, de forma a reconhecer e respeitar o espaço do outro. Algumas atividades lúdicas foram realizadas, como a construção de partituras feita de canudo de plástico, por exemplo. O esperado é conseguir utilizar os resultados obtidos em futuros projetos, oficinas e até mesmo na elaboração de artigos sobre esse tema.pt_BR
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_avssilva.pdf49,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.