Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27601
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Vitória Santos | - |
dc.contributor.author | Ying, Liu Man | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-21T18:05:13Z | - |
dc.date.available | 2017-11-21T18:05:13Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Vitória Santos; YING, Liu Man. Iniciação ao violoncelo coletivo no projeto social jacques klein, da extensão da universidade federal do ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27601 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | violoncelo | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem musical | pt_BR |
dc.subject | ensino coletivo | pt_BR |
dc.title | Iniciação ao violoncelo coletivo no projeto social jacques klein, da extensão da Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências desenvolvidas e trabalhadas no ensino coletivo de violoncelo no projeto de música Jacques Klein, do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza, que atua como projeto de extensão na Universidade Federal do Ceará, tal como as ferramentas e a metodologia usadas para facilitar o entendimento e o aprimoramento individual e comum dos alunos. Para um melhor aproveitamento por parte dos alunos e do tempo que era disponível, foram divididas três turmas, com o mesmo tempo de duração cada (aproximadamente uma hora), e trabalhadas de forma a aproveitar cada parte de sua homo e heterogeneidade. Foram utilizadas músicas do método Suzuki, de Shinichi Suzuki, e o método All For Strings, de Gerald E. Anderson and Robert Frost, tanto nas turmas iniciantes como nas mais avançadas tecnicamente. Percebeu-se, então, que a decisão pelo ensino coletivo foi a melhor escolha, pois havia uma maior interação entre os alunos, tornando a aula cada vez mais enérgica e despertando o senso de coletividade por parte dos alunos, pois eles acabam se ajudando mutuamente, de forma a reconhecer e respeitar o espaço do outro. Algumas atividades lúdicas foram realizadas, como a construção de partituras feita de canudo de plástico, por exemplo. O esperado é conseguir utilizar os resultados obtidos em futuros projetos, oficinas e até mesmo na elaboração de artigos sobre esse tema. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_avssilva.pdf | 49,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.