Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, João Paulo Xavier-
dc.contributor.authorBrito, Nayara Santana-
dc.contributor.authorLeite, Thiáskara Ramile Caldas-
dc.contributor.authorMaia, Evanira Rodrigues-
dc.contributor.authorMachado, Maria de Fátima Antero Sousa-
dc.contributor.authorLopes, Maria do Socorro Vieira-
dc.date.accessioned2017-11-16T18:32:15Z-
dc.date.available2017-11-16T18:32:15Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.citationSILVA, J. P. X. et al. Professionalism in the teaching of the elderly health care during nursing graduation. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n. 5, p. 623-30, sept./oct. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1517-3852 Impresso-
dc.identifier.issn2175-6783 On-line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27540-
dc.description.abstractObjective: to understand the attributes formulation for the professionalism education in the teaching of the elderly health care during the nursing graduation. Methods: this is a qualitative study carried out in four educational institutions to evaluate educational planning documents of the elderly health subject. The lexical type content analysis was used through the Lexical Contextual Analysis software of a Set of Text Segments. Results: two discursive classes emerged: Perspective for theoretical-practical learning and Content-based teaching. The categories show an educational model anchored in the transmission of content with little emphasis on teaching by competence and training of skills essential for the development of the nurse professional identity in the elderly´s health. Conclusion: in the educational planning documents, it is not possible to observe the attributes for the professionalism education in the formation of an identity profile in a clear and structured way focused on the elderly´s health.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectSaúde do Idosopt_BR
dc.subjectHealth of the Elderlypt_BR
dc.titleProfessionalism in the teaching of the elderly health care during nursing graduationpt_BR
dc.title.alternativeProfissionalismo no ensino do cuidado à saúde do idoso na graduação em enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: compreender a formulação de atributos para a formação de profissionalismo no ensino do cuidado à saúde do idoso na graduação em enfermagem. Métodos: estudo qualitativo realizado em quatro instituições de ensino para avaliar documentos de planejamento educacional da disciplina saúde do idoso. Foi utilizada a análise de conteúdo, do tipo lexical, por meio do software Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto. Resultados: emergiram duas classes discursivas: Perspectiva para aprendizagem teórico-prática e Ensino baseado em conteúdo. As categorias evidenciam um modelo educacional ancorado na transmissão de conteúdos com pouca ênfase no ensino por competências e formação de habilidades fundamentais para o desenvolvimento da identidade profissional do/a enfermeiro/a na saúde do idoso. Conclusão: nos documentos de planejamento educacional não é possível observar de maneira clara e estruturada os atributos para o desenvolvimento de profissionalismo na formação de um perfil identitário voltado à saúde do idoso.pt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jpxsilva.pdf213,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.