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Tipo: Tese
Título: Letramento familiar e letramento escolar: coexistentes, complementares ou independentes?
Autor(es): Moura, Adriana Sidralle Rolim de
Orientador: Magalhães, Maria Izabel Santos
Palavras-chave: Letramento familiar;Letramento escolar;Escola;Family;School
Data do documento: 2017
Citação: Moura, A. S. R.; Magalhães, M. I. S. (2017)
Resumo: Esta tese apresenta uma investigação sobre a família e a escola como contextos de letramento. Nesse direcionamento, como domínios institucionais diversos, a família e a escola produzem letramentos próprios. Na escola, o letramento escolar instaura-se com base na leitura e na escrita. Na família, o letramento materializa-se, basicamente, pelo uso da linguagem oral. O estudo desse tema surgiu da necessidade de aprofundar uma compreensão acerca da família e da escola como espaços de formação de sujeitos sociais. Como define Street (2014), os letramentos são sociais; portanto, culturais, diversamente construídos nos diferentes povos e nas diferentes culturas. É nesse enquadramento que esta investigação se apoia para denominar as práticas discursivas das famílias como práticas constitutivas do letramento familiar. Um letramento pautado complexamente pelas relações que se estabelecem nesse contexto, conforme o nível de escolaridade de seus membros, que muito comumentemente valorizam o letramento escolar, mas nem sempre o possuem e nem sempre se utilizam da leitura ou da escrita de textos no seu cotidiano. O objetivo geral desta pesquisa é investigar como famílias de uma cidade específica têm construído o letramento familiar e o letramento escolar. O suporte teórico-metodológico é a Análise de Discurso Crítica (ADC) articulada à Teoria Social do Letramento (TSL): esta para análise dos eventos e práticas de letramento e aquela para análise do significado representacional, baseado no sistema de transitividade, e o significado identificacional, para análise da modalidade e da avaliação. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem etnográfico-discursiva. Ao concluir a investigação, há indicações de que as famílias valorizam o letramento escolar e constroem o letramento familiar no cotidiano da vida em família; com evidências de que o letramento familiar e o letramento escolar coexistem em relação de complementaridade.
Abstract: This thesis presents an investigation about the family and the school as contexts of literacy. As diverse institutional domains, the family and the school produce their own literacy. At school, literacy begins with reading and writing. In the family, literacy materializes, basically, by the use of oral language. The study of this theme arose from the need to deepen an understanding about family and school as spaces of formation of social subjects. As Street (2014) defines, literacy is social; Therefore, cultural, differently constructed in different peoples and different cultures. In this context (STREET, 2014), this research is based on the discursive practices of families as constitutive practices of family literacy. A literacy complexed by the relationships established in this context, according to the level of education of its members, who very commonly value school literacy, but do not always have it and do not always use reading or writing texts in their daily lives. The general objective of this research is to investigate how families of a specific city have built family literacy and school literacy. The theoretical-methodological support is the Critical Discourse Analysis (ADC) articulated to the Social Theory of Literacy (TSL): this for analysis of the events and practices of literacy and the other for analysis of the representational meaning, based on the system of transitivity, and the meaning identification, for analysis the modality and the evaluation. This research is qualitative in nature, with an ethnographic-discursive approach. At the conclusion of the research, there are indications that families value school literacy and construct family literacy in the daily life of the family; with evidence that family literacy and school literacycoexist in a complementary relationship.
Descrição: MOURA, Adriana Sidrall Rolim de. Letramento familiar e letramento escolar: coexistentes, complementares ou independentes?. 2017. 254f.– Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27523
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