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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Laudemiro Rabelo de Souza e-
dc.contributor.authorTeixeira, Nelly Jereissati Barbosa-
dc.date.accessioned2017-11-09T19:38:14Z-
dc.date.available2017-11-09T19:38:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Nelly Jereissati Barbosa. Endomarketing como fator motivacional: estudo de caso em uma unidade do ramo de bebidas não alcoólicas. 2014. 75 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27456-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectComunicação nas organizações - Vantagens competitivaspt_BR
dc.titleEndomarketing como fator motivacional: estudo de caso em uma unidade do ramo de bebidas não alcoólicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisou a relação entre o endomarketing e a motivação dos colaboradores da unidade Norte da Coca-Cola Brasil. Apresentou e desenvolveu o tema: Endomarketing como fator motivacional. Apesar de ser uma abordagem recente, o endomarketing vem sendo apresentado como uma estratégia de gestão diferenciada para que as organizações desenvolvam vantagens competitivas, pois vê o colaborador como um cliente interno, aumentando o comprometimento dos funcionários, que este está relacionado com a motivação. Os gestores vêm buscando uma organização em geral motivada, pois a motivação traz diferenciações diante a concorrência. Neste trabalho, foi abordada a fundamentação teórica sobre a motivação, com suas principais teorias, e o endomarketing, detalhando seus conceitos, objetivos e ações. A metodologia do estudo foi iniciada por uma pesquisa bibliografia e, posteriormente, um estudo de caso na Coca-Cola Brasil, unidade Norte. Tratase de um estudo qualitativo e descritivo, com dados coletados através de um questionário. Com base na pesquisa, pode-se afirmar que a organização possui ações de endomarketing para que seus colaboradores se sintam parte da estratégia e clientes fiéis. Dessa forma, os resultados da pesquisa mostraram que a amostra entrevistada é motivada e que as ações de endomarketing impactam diretamente nessa motivação, fazendo com que os colaboradores se sintam parte da estratégia da empresa.pt_BR
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