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Tipo: TCC
Título: Uma marca de moda sustentável na economia capitalista: um estudo de caso da marca Flávia Aranha
Título em inglês: A sustainable fashion brand in the capitalist economy: a case study of the brand Flávia Aranha
Autor(es): Pinto, Antônia Juliana Marques
Orientador: Castro, Marta Sorelia Felix de
Coorientador: Viana, Taciana Vicente
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável;Sustentabilidade;Marca de moda sustentável
Data do documento: 2017
Citação: PINTO, Antônia Juliana Marques. Uma marca de moda sustentável na economia capitalista: um estudo de caso da marca Flávia Aranha. 2017. 70 f. Monografia (Graduação em Design de moda)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017
Resumo: A marca de moda sustentável Flavia Aranha é uma empresa identificada no movimento slow fashion, método de produção lenta, que segue os quatro pilares da sustentabilidade: ambiental, cultural, social e econômico e desse modo, é o suporte para esse estudo. O presente trabalho consiste em um estudo de caso com abordagens nos conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, a relação entre moda e meio ambiente e as características de uma marca de moda sustentável, além do estudo de caso da marca em questão. Investigamos as técnicas alternativas praticadas pela empresa, como o tingimento natural e a impressão botânica, assim como seus valores, que são o comércio justo, o slow fashion e a responsabilidade ambiental, para compreender a construção de uma marca de moda sustentável. Observamos a consolidação do modelo de negócio com produção lenta, exercido pela empresa, em um cenário onde a moda rápida é a dominante. Assim, contemplamos os desafios e as ações da marca para se inserir em um mercado de moda baseado na produção acelerada. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevista estruturada, com a finalidade de apresentar as características da marca de moda sustentável Flavia Aranha. Dessa forma, observamos que a empresa está atenta aos seus valores e não se desvia dos próprios ainda que em meio ao contexto capitalista onde se encontra. No entanto, a marca necessita do mercado para sobreviver e para tornar o negócio viável, por isso produz para um público específico.
Abstract: The sustainable fashion brand Flavia Aranha is a company identified in the slow fashion movement, a slow production method that follows the four pillars of sustainability: environmental, cultural, social and economic, and thus, is the support for this study. The present paper consists of a case study with approaches in the concepts of sustainability, sustainable development, the relationship between fashion and the environment and the characteristics of a sustainable fashion brand, besides the case study of the brand in question. We investigated the alternative techniques practiced by the company, as natural dyeing and botanical printing, as well its values, which are fair trade, slow fashion and environmental responsibility, to understand the construction of a sustainable fashion brand. We observe the consolidation of the business model with slow production, exercised by the company, in a scenario where fast fashion dominates. Thus, we contemplate the challenges and actions of the brand to enter into a fashion market based on accelerated production. The methodology used was the bibliographical and documentary research, in addition to a structured interview, with the purpose of presenting the characteristics of the sustainable fashion brand Flavia Aranha. In this way, we observe that the company is attentive to its values and does not deviate from its own due to the capitalist market with high productivity, where it is. However, the brand needs the market to survive and to make the business viable, so it produces for a specific niche market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27172
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