Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27022
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andrade, Jakeline Alencar | - |
dc.contributor.author | Lopes, Raquel do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-30T18:14:45Z | - |
dc.date.available | 2017-10-30T18:14:45Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Raquel do Nascimento. A compreensão da leitura para superar a decodificação. 2013. 49f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27022 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Decodificação | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.title | A compreensão da leitura para superar a decodificação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Essa pesquisa trata da relação entre decodificação e compreensão durante a leitura, cujo interesse surgiu de uma experiência de estágio em bibliotecas escolares e do contato diário com a leitura pelo viés pedagógico. A abordagem privilegia desde as perspectivas históricas e metodológicas até a atual proposta de ensino da leitura e escrita no sistema educacional brasileiro. O objetivo é destacar a importância da compreensão da leitura na formação escolar, sustentando, desde o início, a ideia de que compreender diferentes tipos de texto é de enorme importância para uma leitura eficiente e com significado, contribuindo para a aprendizagem e formação humana do educando que se constitui como sujeito, dentre outros aspectos, mediante a leitura escolar e do mundo. Para alcançar os objetivos foi realizada uma reflexão teórica por meio de pesquisa bibliográfica embasada nos estudos de Colomer e Camps (2002), Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2005) e Solé (1998). A revisão bibliográfica possibilitou a descrição de conceitos e o encontro de pontos de concordância nos conceitos descritos. Concluiu-se, com a finalização das leituras, que a leitura compreensiva é importante para o leitor, sobressaindo-se em relação à decodificação e o reconhecimento de ações políticas e institucionais realizadas no Município de Fortaleza e no Estado do Ceará, no âmbito das escolas, no que concerne à leitura por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (SIMBE) e Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_rnlopes.pdf | 696,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.