Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Gabriela Belmont de-
dc.contributor.authorPinheiro, Leurismar Pereira-
dc.date.accessioned2017-10-30T13:13:45Z-
dc.date.available2017-10-30T13:13:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPinheiro, L. P.; Farias, G. B. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26938-
dc.descriptionPINHEIRO, Leurismar Pereira. Competência em informação aplicada à tecnologia de informação: estudo de caso na Biblioteca de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. 2011. 59f. TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.description.abstractThe term information literacy is currently being discussed by the librarian class due to the presence and an increase of technology in university libraries. We realize, then, the importance of investigating and analyzing how the librarians are developing information literacy to handle the technological tools, thus raise the following question: Are these information professionals-librarians developing information literacy to handle and use new technological tools in its scope work (in this case, the university library), aiming to suit better the users through the digital media? We seek, as its general objective: Analyzing the information skills demanded by the librarians of academic libraries, on new technologies. Specific objectives: a) identifying the information skills of librarians in the technological area; b) Examining the usability of these new technological tools in the service of users; c) Mapping the means by which librarians can develop the information literacy in technology, related to users services. It presents a literature review, with conceptual issues about information literacy and mediation of information and communication technologies in the university library. About the methodology, it is a case study, based on data collection through questionnaire applied in conjunction with 5 librarians from the Library of Science and Technology, from Universidade Federal do Ceará. Results: We found that the information literacy is still being developed. We note that the information is sought more frequently by search engines such as: google, yahoo and others, than in data bases and electronic journals, among others. The necessity of a better understanding of the meaning of information literacy and its applicability today, in technological tools, so, like that, the librarian will know how to extract, to record and to manage information, getting a greater ability to act in the mediation of information in any format.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectFerramentas tecnológicaspt_BR
dc.subjectBiblioteca Universitáriapt_BR
dc.subjectInformation Literacypt_BR
dc.titleCompetência em informação aplicada à tecnologia de informação: estudo de caso na Biblioteca de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO termo competência em informação vem sendo atualmente bem discutido, pela classe bibliotecária, devido à presença e ao aumento das tecnologias nas bibliotecas universitárias. Percebemos, assim, a importância de investigar e analisar como os bibliotecários estão desenvolvendo competência em informação para o manuseio das ferramentas tecnológicas. Com isso, levantamos a seguinte indagação: estariam os bibliotecários desenvolvendo competência em informação para manusear e utilizar as novas ferramentas tecnológicas no seu âmbito de trabalho (no caso da biblioteca universitária), com intuito de melhor atender o usuário através dos meios de comunicação digitais? Procuramos, então, como objetivo geral: analisar as competências em informação demandadas pelos bibliotecários das bibliotecas universitárias, sobre as novas tecnologias. Como objetivos específicos: a) identificar as competências em informação do bibliotecário na área tecnológica; b) examinar a usabilidade destas novas ferramentas tecnológicas no atendimento dos usuários; c) mapear os meios pelos quais os bibliotecários desenvolvem a competência em informação na área tecnológica, em relação ao atendimento dos usuários. Apresenta um levantamento bibliográfico, com questões conceituais sobre competências em informação e mediação das tecnologias de informação e comunicação na biblioteca universitária. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo de caso, tendo como base a coleta de dados através do questionário aplicado aos 5 bibliotecários da Biblioteca de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Constatou-se que ainda está em desenvolvimento a prática da competência em informação. Observo-se que as informações são buscadas com maior frequência através de buscadores, como Google, Yahoo, entre outros, do que em base de dados e periódicos eletrônicos, entre outros. Há necessidade de compreender melhor qual o significado da competência em informação e sua aplicabilidade hoje, nas ferramentas tecnológicas, pois assim o bibliotecário saberá como extrair, registrar e controlar a informação, tendo uma maior habilidade no ato da mediação da informação em qualquer suporte.pt_BR
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_lppinheiro.pdf426,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.