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dc.contributor.advisorTabosa, Hamilton Rodrigues-
dc.contributor.authorPereira, Fábio de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-10-30T13:09:21Z-
dc.date.available2017-10-30T13:09:21Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationPereira, F. O.; Tabosa, H. R. (2010)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26934-
dc.descriptionPEREIRA, Fábio de Oliveira. Biblioteca itinerante: quando o cidadão não vai à biblioteca, a biblioteca vai até o cidadão. 2010. 59f. TCC (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.description.abstractThe public library is the more present cultural public institution in the majority of the Brazilian cities, however, much of the population did not go to libraries because of lack of access. An alternative to reach communities had as minority or disadvantaged populations, who have no access to a central library, as elderly people in hospitals, prisoners, illiterate (children and adults) living in outlying areas, among other public marginalized, is the car library, that is, the mobile libraries. Thus, the purpose of this study was to investigate the role of mobile libraries in training readers in Fortaleza, specifically the mobile library service Public Library Governor Menezes Pimentel, the largest public library in the state of Ceara. The methodology chosen was qualitative and quantitative research exploratory, investigative, it intends to analyze the theory and practice. The literature review focused on the importance of the circulating library for reading practice. The theoretical references were based on studies of Feitosa (1998), Costa (2000, 2005), Dumont (1990, 1995, 2006) among others. The field research showed that the implantation of libraries in distant localities of the urban centers contributes to supply the informational lacks of the same ones, however this necessity must be urgent, therefore, beyond promoting the formation of the individual and the access to the information it also makes possible the rescue of the citizenship, auto-esteem and the social integration, in the development of a critical look and a more conscientious society. In this perspective, one perceives that the mobile is a canal that provides beyond the access to the democratization of the information, also makes possible the educative process, awakening in individuals, the interest for the reading. For many people the mobile library is the only form of access to the culture and information. Finally, the conclusion of this work it is that the reading is an emancipation act and the library the propitious space for citizen to access the information and the full citizenship.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBiblioteca volantept_BR
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleBiblioteca itinerante: quando o cidadão não vai à biblioteca, a biblioteca vai até o cidadãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Biblioteca Pública é a instituição pública cultural mais presente na maioria dos municípios brasileiros, todavia, boa parte da população brasileira não frequenta as bibliotecas devido à falta de acesso. Uma alternativa para atingir comunidades tidas como minorias ou populações desprivilegiadas, que não têm acesso a uma biblioteca central, como idosos, pessoas hospitalizadas, presidiários, analfabetos (crianças e adultos), moradores de periferia, dentre outros públicos marginalizados, é o carro biblioteca, ou seja, as bibliotecas itinerantes. Assim, o objetivo geral deste estudo foi investigar o papel das bibliotecas itinerantes na formação de leitores na capital cearense, especificamente o serviço de biblioteca itinerante da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, a maior biblioteca pública do Estado do Ceará. A metodologia escolhida foi a pesquisa quali-quantitativa de cunho exploratório-investigativo, pois intencionou analisar a teoria e a prática. A revisão da literatura enfocou a importância da biblioteca circulante para as práticas de leitura. O referencial teórico teve por base os estudos de Feitosa (1998), Costa (2000, 2005), Dumont (1990, 1995, 2006), dentre outros. A pesquisa de campo evidenciou que a implantação de bibliotecas em localidades distantes dos grandes centros urbanos contribui para suprir as carências informacionais das mesmas, todavia esta necessidade deve ser urgente, pois além de promover a formação do indivíduo e o acesso à informação possibilita também o resgate da cidadania, a auto-estima e a integração social no desenvolvimento de um olhar crítico e uma sociedade mais consciente. Nesta perspectiva, percebe-se que a biblioteca itinerante é um canal que além de proporcionar o acesso à democratização da informação, também viabiliza o processo educativo, despertando nos indivíduos o interesse pela leitura. Para muitos, a biblioteca móvel é senão, a única forma de acesso à cultura e informação. Por fim, conclui-se que a leitura é um ato de emancipação e a biblioteca o espaço propício para o cidadão ter acesso a informação e a cidadania plena.pt_BR
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