Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Valdemarin Coelho-
dc.contributor.authorCâmara, Thaíssa Louyse Bezerra da-
dc.date.accessioned2017-10-27T19:05:51Z-
dc.date.available2017-10-27T19:05:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCâmara, T. L. B.; Gomes, V. C. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26903-
dc.descriptionCÂMARA, Thaíssa Louyse Bezerra da. Direito e reprodução da sociedade de classes: um estudo crítico sobre o ensino jurídico no Brasil. 2017. 113f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino jurídico brasileiropt_BR
dc.subjectSociedade de classespt_BR
dc.subjectReprodução socialpt_BR
dc.subjectSocial reproductionpt_BR
dc.subjectBrazilian legal educationpt_BR
dc.titleDireito e reprodução da sociedade de classes: um estudo crítico sobre o ensino jurídico no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa ora apresentada pressupõe o Direito como instrumento de regulação social vinculado, essencialmente, à necessidade constante de reprodução da sociedade de classes. Com base nesse pressuposto, objetiva-se examinar o ensino jurídico no Brasil e suas bases histórico-epistemológicas, buscando, ainda, compreender como tal ensino promove, em última instância, a formação e a conformação à sociabilidade capitalista que, a seu turno, sustenta o limite da liberdade político-jurídica, própria da sociedade burguesa. Procura-se: a) compreender a função do Direito, em geral, e do ensino jurídico, especificamente, na reprodução da sociedade de classes; b) identificar os fundamentos do ensino jurídico no Brasil; c) apontar os vínculos entre o ensino jurídico e a reprodução da sociedade de classes hodierna. Os autores fundamentais selecionados para o presente estudo são: Karl Marx (1999; 2004; 2007; 2013), Friedrich Engels (1999; 2007), Georg Lukács (2010; 2012; 2013), Pachukanis (1988); além de obra específica sobre métodos de ensino jurídico: Guirardi (2009). Utilizou-se legislação pertinente ao ensino superior e ao ensino jurídico, como a Constituição Federal, as Leis 9.131/1995 e 9.394/1996, assim como pareceres e resolução da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Conclui-se que o Direito e o ensino jurídico brasileiro apresentam-se como campos de formação à sociabilidade do capital, originando-se e se perpetuando somente na e para a sociedade de classes, o que, em instância última, impossibilita a emancipação humana (liberdade plena), dados os contornos reprodutivos do sistema do capital.pt_BR
dc.title.enLaw and reproduction of the class society: a critical study on legal education in Brazilpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_ tlbcamara.pdf897,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.