Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZambelli, Rafael Audino-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Izabel Carneiro-
dc.contributor.authorNascimento, Monalisa Mendes-
dc.contributor.authorMendonça, Luciana Gama de-
dc.date.accessioned2017-10-23T19:39:25Z-
dc.date.available2017-10-23T19:39:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationZAMBELLI, R. A; FERREIRA, M. I. C; NASCIMENTO, M. M; MENDONÇA, L. G; ZAMBELLI, R. A; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26777-
dc.descriptionZAMBELLI, Rafael Audino et al. Batalha naval como estratégia de ensino e aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectTécnicas de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos Pedagógicospt_BR
dc.titleBatalha naval como estratégia de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO jogo é uma atividade ou ocupação voluntária a qual é exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, seguindo regras livremente consentidas, mas obrigatórias, possui uma finalidade em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana em sala de aula. O trabalho teve como proposta experimentar uma alternativa de método de trabalho que permita estimular a aprendizagem e fornecer um feedback do quanto o conteúdo lecionado durante o semestre foi absorvido pelos alunos. A batalha naval é um jogo que consiste em selecionar colunas e linhas com números e letras e as equipes tentam acertar as lacunas que contém os navios da outra equipe. A turma é dividida em dois grupos, onde escolhem as linhas e colunas que querem colocar os navios (são 2 cruzadores, 2 submarinos e 2 fragatas). Ao longo do semestre, são passados estudos dirigidos contendo questões que direcionam o aluno no modo de estudar para as avaliações, essa ferramenta também é utilizada na batalha naval, pois a equipe só tem direito a dar o tiro de canhão no adversário caso acerte a questão que foi sorteada. Desta forma, os alunos trabalham em equipe, relembram os assuntos abordados durante a disciplina e fixam o conteúdo de forma mais efetiva. Alguns depoimentos foram colhidos: Discente 1 - "É uma ótima ferramenta, a gente se diverte aprendendo"; Discente 2 - "Dá um nervosismo, uma ansiedade, mas é muito legal, dá pra ver que nós aprendemos mesmo a maioria do conteúdo abordado"; Discente 3 - "É muito emocionante, tensão até o último tiro, e nós ficamos torcendo para a outra equipe errar a qualquer momento para aproveitarmos e passar na frente". Desta forma, pode-se concluir que a aplicação da batalha naval é uma ferramenta eficaz na avaliação do ensino e aprendizagem das disciplinas de Matérias-Primas Agropecuárias (AJ0014) e Classificação e Processamento de Produtos de Origem Animal (CPPOA - AJ 0032).pt_BR
Aparece nas coleções:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_razambelli.pdf49,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.