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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarmo, Klertianny Teixeira do-
dc.contributor.authorSilva, Maria Eleni Henrique da-
dc.date.accessioned2017-10-23T19:26:25Z-
dc.date.available2017-10-23T19:26:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26773-
dc.descriptionCARMO, Klertianny Teixeira do; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio de Docência.pt_BR
dc.subjectCurrículo.pt_BR
dc.subjectEducação Física.pt_BR
dc.titleEstágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estágio de docência é parte da formação do pós-graduando que objetiva preparação para docência e para qualificação do ensino superior, aproximando esse futuro professor da prática de ensino. Percebendo que alguns estudos mostram que a falta de qualificação didático-pedagógica e a vontade de não ser professor tem diminuído a qualidade do ensino superior. O trabalho busca apresentar um relato do estágio de docência desenvolvido no curso de Licenciatura em Educação Física, na disciplina de “Currículos, Programas e Avaliação em Educação Física”, com discentes do sétimo semestre, de duas turmas. Esta disciplina era dividida em dois momentos: tema do dia e contextualização do tema. Para análise processual da turma contava com quatro tipos de instrumentos: questionário inicial sobre os conhecimentos prévios sobre Currículo e Educação Física; uma prova; um questionário de auto-avaliação no decorrer do semestre e, por fim, um questionário avaliativo da disciplina. E como forma de refletir sobre esses dados coletados e, por esses instrumentos, sobre o perfil das duas turmas, tínhamos uma reunião antes de cada aula para organização e definição da metodologia para sua adequação. A aula era divida em dois momentos: primeiro uma contextualização breve do tema que utilizava diversas linguagens (vídeo, poema, história) para assim adentrar no segundo momento, diálogo sobre um texto proposto para o tema, a partir de vivências em grupo, jogos e, principalmente, criação/construção de currículo. Ao analisarmos o questionário final, conseguimos elencar três categorias centrais: o lúdico e “o fazer”, a diversidade metodológica e o trabalho em grupo. São referenciais que podem nortear um trabalho inovador dentro do ensino superior quando se pretende uma formação que supere antigas visões mecanicistas do ensinar e, principalmente, do aprender. Fazendo com que o futuro professor enxergue outras possibilidades buscando assim incentivar a si e os outros para produção de conhecimento.pt_BR
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