Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Negreiros, Daniele Jesus | - |
dc.contributor.author | Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T19:07:03Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T19:07:03Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | NEGREIROS, D. J; COLACO, V. F. R; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26765 | - |
dc.description | NEGREIROS, Daniele Jesus; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Ensinar aprendendo: relato de experiência no estágio em docência na graduação em enfermagem Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Mediação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Interação Educativa | pt_BR |
dc.title | Ensinar aprendendo: relato de experiência no estágio em docência na graduação em enfermagem. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Por entender os processos de avaliação como uma opção político-pedagógica, influenciada por uma visão de mundo, homem e sociedade que traz transformações para a vida dos estudantes no processo de formação no Ensino Superior e para a vida em sociedade, trago no presente estudo, a discussão sobre uma possibilidade metodológica de avaliação no processo de ensino-aprendizagem na graduação em Psicologia. O tema se apresentou a mim no Estágio em Docência, por meio da disciplina - Teoria da Subjetividade IV. A disciplina tem como objetivo a discussão dos principais elementos da teoria Piagetiana e Vygotskiana, dessa forma as avaliações são divididas de acordo com os autores citados. A primeira avaliação parcial tem como tema os estudos de Piaget sobre a formação da inteligência e seu método clínico, e a segunda avaliação parcial aborda elementos da teoria de Vygotsky tais como a formação das funções psicológicas superiores. Ambos os aspectos metodológicos utilizados pelas avaliações dialogam com as teorias estudadas, no entanto, para delimitação desse trabalho, enfatizarei os aspectos referentes à segunda avaliação parcial, que utiliza Vygotsky como principal autor. A avaliação é, portanto, realizada em dupla e de forma pesquisada, isso se justifica em virtude da possibilidade dos estudantes interagirem e de se comunicarem e assim, este processo se constitui como mediador e organizador do pensamento, de forma que quanto mais complexa é a ação exigida pela situação, maior a importância que a fala adquire na operação como um todo. Para Vygotsky (1998), a fala e o uso dos signos quando incorporados a qualquer ação, esta se transforma e se reorganiza por linhas inteiramente novas. Nesta perspectiva, no processo de avaliação deve haver aprendizado e desenvolvimento dos sujeitos, o sistema avaliativo deve ter por finalidade a formação de sujeitos ativos e questionadores, além da aquisição de novas habilidades, novas formas de pensamento e novas atitudes com relação ao mundo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_djnegreiros.pdf | 49,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.