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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNegreiros, Daniele Jesus-
dc.contributor.authorColaço, Veriana de Fátima Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-10-23T19:07:03Z-
dc.date.available2017-10-23T19:07:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNEGREIROS, D. J; COLACO, V. F. R; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26765-
dc.descriptionNEGREIROS, Daniele Jesus; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Ensinar aprendendo: relato de experiência no estágio em docência na graduação em enfermagem Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMediação Pedagógicapt_BR
dc.subjectInteração Educativapt_BR
dc.titleEnsinar aprendendo: relato de experiência no estágio em docência na graduação em enfermagem.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPor entender os processos de avaliação como uma opção político-pedagógica, influenciada por uma visão de mundo, homem e sociedade que traz transformações para a vida dos estudantes no processo de formação no Ensino Superior e para a vida em sociedade, trago no presente estudo, a discussão sobre uma possibilidade metodológica de avaliação no processo de ensino-aprendizagem na graduação em Psicologia. O tema se apresentou a mim no Estágio em Docência, por meio da disciplina - Teoria da Subjetividade IV. A disciplina tem como objetivo a discussão dos principais elementos da teoria Piagetiana e Vygotskiana, dessa forma as avaliações são divididas de acordo com os autores citados. A primeira avaliação parcial tem como tema os estudos de Piaget sobre a formação da inteligência e seu método clínico, e a segunda avaliação parcial aborda elementos da teoria de Vygotsky tais como a formação das funções psicológicas superiores. Ambos os aspectos metodológicos utilizados pelas avaliações dialogam com as teorias estudadas, no entanto, para delimitação desse trabalho, enfatizarei os aspectos referentes à segunda avaliação parcial, que utiliza Vygotsky como principal autor. A avaliação é, portanto, realizada em dupla e de forma pesquisada, isso se justifica em virtude da possibilidade dos estudantes interagirem e de se comunicarem e assim, este processo se constitui como mediador e organizador do pensamento, de forma que quanto mais complexa é a ação exigida pela situação, maior a importância que a fala adquire na operação como um todo. Para Vygotsky (1998), a fala e o uso dos signos quando incorporados a qualquer ação, esta se transforma e se reorganiza por linhas inteiramente novas. Nesta perspectiva, no processo de avaliação deve haver aprendizado e desenvolvimento dos sujeitos, o sistema avaliativo deve ter por finalidade a formação de sujeitos ativos e questionadores, além da aquisição de novas habilidades, novas formas de pensamento e novas atitudes com relação ao mundo.pt_BR
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