Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Gracy Kelly Amaral | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Beatriz Bezerra | - |
dc.contributor.author | Soares, Deyse Mara Romualdo | - |
dc.contributor.author | Caldas, Jane Eyre Martins | - |
dc.contributor.author | Silva, Mirella Mota Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Lima, Luciana | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T17:27:11Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T17:27:11Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Gracy Kelly Amaral et al. Tecnologias digitais da informação e comunicação: facilitadoras do ensino bilíngue para surdos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26753 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais da informação e comunicação: facilitadoras do ensino bilíngue para surdos. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente resumo tem como objetivo explanar sobre a realização do Curso de Extensão Tecnodocência, da Universidade Federal do Ceará no ano de 2016, vinculado à docência em Língua Portuguesa para estudantes com surdez, com base no ENEM. Neste trabalho enfocamos o uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informações (TDICs) como mediadoras das comunicações no ambiente de estudo, haja vista sua dinamicidade. A comunidade Surda frui da experiência visual como mecanismo de comunicação, uma vez que sua língua natural é de modalidade visuoespacial. A partir do uso das TDICs como ferramentas educacionais tornou-se possível a expressão e o respeito cultural. Dentre os oito artefatos culturais da comunidade Surda privilegiamos os: Artefato Linguístico, Literatura Surda, Experiência visual e Tecnológico. As etapas metodológicas escolhidas consistiram: no preparo do ambiente virtual, em um grupo virtual no Facebook; no planejamento e gravações das videoaulas, todas apresentadas em LIBRAS; nas publicações das aulas no grupo virtual, todas as sextas-feiras. Vale ressaltar, que o grupo não foi guiado apenas pelas publicações das videoaulas, mas também na realização de atividades extras, como por exemplo, interpretações poéticas. Infelizmente o ENEM não é acessível em língua de sinais, por este motivo uma das ideologias praticadas no grupo foi o incentivo à leitura e interpretação de textos/poemas. Todavia, o valor linguístico da língua de sinais não foi estigmatizado. Entre os resultados obtidos destacamos que existe um grande temor dos estudantes Surdos na interpretação de textos e que as TDICs apresentaram-se como um forte mecanismo educacional para trabalhar os conteúdos e um facilitador das práticas bilíngues. No entanto, é evidente a necessidade de aprimorar as metodologias de ensino, favorecendo uma interação mais natural entre os discentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gkabarros.pdf | 50,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.