Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26752
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Portela, Aliny da Silva | - |
dc.contributor.author | Costa, Leonardo Henrique Torres | - |
dc.contributor.author | Gadelha, Fabrício Mendes | - |
dc.contributor.author | Lima, Luciana | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T17:26:20Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T17:26:20Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PORTELA, Aliny da Silva et al. Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26752 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | TDICs | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Com os avanços tecnológicos, temos novos perfis de alunos e novas formas deles se relacionarem com a aula. Logo, é preciso que a aula e o professor se adequem a este novo âmbito tecnológico. Para essa adequação é precisa uma nova formação docente, capaz de quebrar o individualismo e de gerar uma reflexão social de classe. Diante disso, este resumo pretende apresentar a vivência de uma aula interdisciplinar auxiliada pela tecnologia digital, elaborada na disciplina Tecnodocência, às sextas-feiras, das 14 h às 18 h. A referida aula, delineada com a temática comércio, utilizou-se de dinâmicas e de TDICs, como Google Docs, para minimizar o tempo de aula, possibilitando um melhor aproveitamento do conteúdo e para estabelecer o diálogo entre as áreas de língua portuguesa e matemática, a partir dos conteúdos de análise sintática e porcentagem. A aula, partindo da necessidade de ancorar os conhecimentos previstos com os conhecimentos prévios dos alunos e de imergi-los no tema proposto, iniciou-se com uma mímica em que os estudantes representaram os verbos ligados ao tema comércio. Após essa etapa, fizemos uma sondagem do que representava o comércio nas vidas dos alunos e começamos a parte expositiva do conteúdo, estabelecendo um link entre o conhecimento antigo e o novo apresentado. Em seguida, foram propostos dois exercícios, um em conjunto e outro individual, onde os estudantes praticaram o que foi ancorado na aula, calculando, para tanto, a porcentagem de verbos transitivos, intransitivos e sujeitos presentes no poema Quadrilha, de Drumonnd. Garantimos assim, um diálogo entre as áreas e uma participação maior dos alunos. Com essa experiência, notamos a dificuldade em se trabalhar e se pensar uma aula coletivamente, dado o sistema a nós imposto, o nosso despreparo quanto ao uso das tecnologias em sala, que devia ser mais visado na formação de professores; e a necessidade de se permitir ousar e lutar pela inclusão dessa nova ferramenta no cotidiano docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_asportela.pdf | 48,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.