Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26750
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alfeu, Breno Silveira Moura | - |
dc.contributor.author | Reginaldo, Sidney Guerra | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T17:24:42Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T17:24:42Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALFEU, B. S. M;REGINALDO, S. G; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26750 | - |
dc.description | ALFEU, Breno Silveira Moura; REGINALDO, Sidney Guerra. Tecnologia jurídica: o ensino do direito e a integração com o processo virtual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e Direito | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.title | Tecnologia jurídica: o ensino do direito e a integração com o processo virtual | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Direito, enquanto ciência e ordem normativa social, tem seu aprendizado intrinsecamente ligado ao exercício da leitura, interpretação e observação sistemática da legislação atual. Via de regra, seu ensino está enraizado em aulas expositivas aos alunos sobre diversos preceitos legais, somente mudando o formato dessa interação. Não havendo oportunidade de repercussão prática para aplicação do conteúdo transmitido em aula. Hoje, o mundo jurídico se integra cada vez mais com o mundo digital, por exemplo, há sistemas PJE, CRETA e E-SAJ, utilizados pelas cortes federais e estaduais para a tramitação processual. Contudo, o ensino jurídico atual não interage com âmbito virtual, o que restringe a competitividade, na prática jurídica contemporânea, seja na advocacia pública, seja na privada. Assim, o estudante de direito perde competitividade e deverá buscar complemento à sua formação externamente à Universidade, o que é difícil sem a experiência no uso dos sistemas mencionados, embora devesse lhe ser promovido ensino condizente com a prática jurídica atual. Nessa linha, o trabalho busca perquirir a grade curricular do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará e indicar formas de integração. De forma que os estudantes possam unir teoria à aplicação prática dos seus conhecimentos, o que facilitaria e dinamizaria o aprendizado, bem como ampliaria as perspectivas dos alunos no mercado de trabalho. Em metodologia, utilizar-se-ão comparações com outras universidades referência no Brasil, análise da viabilidade no curso de direito da UFC e identificação de meios de integração do ensino com o mundo virtual. Com possíveis resultados na posição positiva para introduzir as tecnologias jurídicas à vivência do curso de direito da UFC,a fim de beneficiar os alunos, seja na forma de melhor assimilação unindo prática e teoria, seja na sua competitividade no mercado de trabalho, em âmbito da prática jurídica do ramo privado ou público, seja em estágio ou após a graduação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bsmalfeu.pdf | 48,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.