Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26750
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlfeu, Breno Silveira Moura-
dc.contributor.authorReginaldo, Sidney Guerra-
dc.date.accessioned2017-10-23T17:24:42Z-
dc.date.available2017-10-23T17:24:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALFEU, B. S. M;REGINALDO, S. G; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26750-
dc.descriptionALFEU, Breno Silveira Moura; REGINALDO, Sidney Guerra. Tecnologia jurídica: o ensino do direito e a integração com o processo virtual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia e Direitopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.titleTecnologia jurídica: o ensino do direito e a integração com o processo virtualpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Direito, enquanto ciência e ordem normativa social, tem seu aprendizado intrinsecamente ligado ao exercício da leitura, interpretação e observação sistemática da legislação atual. Via de regra, seu ensino está enraizado em aulas expositivas aos alunos sobre diversos preceitos legais, somente mudando o formato dessa interação. Não havendo oportunidade de repercussão prática para aplicação do conteúdo transmitido em aula. Hoje, o mundo jurídico se integra cada vez mais com o mundo digital, por exemplo, há sistemas PJE, CRETA e E-SAJ, utilizados pelas cortes federais e estaduais para a tramitação processual. Contudo, o ensino jurídico atual não interage com âmbito virtual, o que restringe a competitividade, na prática jurídica contemporânea, seja na advocacia pública, seja na privada. Assim, o estudante de direito perde competitividade e deverá buscar complemento à sua formação externamente à Universidade, o que é difícil sem a experiência no uso dos sistemas mencionados, embora devesse lhe ser promovido ensino condizente com a prática jurídica atual. Nessa linha, o trabalho busca perquirir a grade curricular do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará e indicar formas de integração. De forma que os estudantes possam unir teoria à aplicação prática dos seus conhecimentos, o que facilitaria e dinamizaria o aprendizado, bem como ampliaria as perspectivas dos alunos no mercado de trabalho. Em metodologia, utilizar-se-ão comparações com outras universidades referência no Brasil, análise da viabilidade no curso de direito da UFC e identificação de meios de integração do ensino com o mundo virtual. Com possíveis resultados na posição positiva para introduzir as tecnologias jurídicas à vivência do curso de direito da UFC,a fim de beneficiar os alunos, seja na forma de melhor assimilação unindo prática e teoria, seja na sua competitividade no mercado de trabalho, em âmbito da prática jurídica do ramo privado ou público, seja em estágio ou após a graduação.pt_BR
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bsmalfeu.pdf48,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.