Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Antonio Wiliame Nogueira | - |
dc.contributor.author | Silva, Mariana Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Silva, Francisco Genival Beserra | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T17:23:58Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T17:23:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, A. W. N; SILVA, M. P; SILVA, F. G. B; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26749 | - |
dc.description | SANTOS, Antonio Wiliame Nogueira; SILVA, Mariana Pinheiro; SILVA, Francisco Genival Beserra. Desenvolvimento e aplicação de elementos matemáticos e científicos na aprendizagem estudantil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | RELEVÂNCIA SOCIAL. | pt_BR |
dc.subject | MATEMÁTICA. | pt_BR |
dc.subject | CRIATIVIDADE. | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e aplicação de elementos matemáticos e científicos na aprendizagem estudantil. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O contexto educacional brasileiro ainda é focado na mera transmissão de conteúdos (DEMO, 1996) e nesse processo o ensino de matemática e ciências tem sido ‘prejudicado’ pelas metodologias empregadas. É comum entre os alunos o ideal de que a matemática e as ciências, de um modo geral, são difíceis de aprender (CABRAL, 2006) e que a pesquisa científica é uma realidade restrita às universidades devido à complexidade teórico-metodológica e aplicação de conceitos matemáticos. Nesse sentido, o projeto busca responder a seguinte a questão: É possível desenvolver, por meio de projetos científicos e métodos interdisciplinares um aprendizado significativo e dinâmico da matemática, ciências e suas tecnologias, sendo este aprendizado útil ainda para avaliações internas e externas, sendo responsável direto por uma elevação nos índices escolares de aprendizagem científica, bem como pelo aumento da taxa de aprovação escolar bem como minimização dos índices de evasão e reprovação? Visando um melhor aprendizado estudantil os conceitos matemáticos foram trabalhados por meio de metodologias criativas e inovadoras: “Matematicando com o Lúdico”;”Matemática em Toda Parte” e “Matemática Contextualizada” onde as ações desenvolvem, por meio de práticas cooperativas, o aprendizado de conteúdos relacionados à álgebra, geometria, etc. em uma proposta inovadora no ensino público. Outra inovação consiste em trabalhar os elementos matemáticos/científicos através da criação de um núcleo estudantil de ciências na escola, onde os alunos desenvolveram projetos científicos, sendo que, durante o ano letivo, foram trabalhadas em sala de aula e extraclasse: a coleta e tabulação de dados, população e amostragem, estatística e outros elementos matemáticos necessários à execução de projetos científicos visando uma aprendizagem horizontada dos conceitos matemáticos. Os resultados de rendimento estudantil 2013-2015 foram comparados ao período 2011-2013 para quantificação dos benefícios deste projeto. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_awnsantos.pdf | 50,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.