Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26596
Type: | TCC |
Title: | Divino! É tudo culpa da classe C: análise da representação de um novo segmento social na telenovela Avenida Brasil |
Authors: | Silva, Klenny Ellen Alves da |
Advisor: | Amaral, Liana Viana do |
Keywords: | Cultura popular e massiva;Televisão;Telenovela;Avenida Brasil |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | SILVA, Klenny Ellen Alves da. Divino! É tudo culpa da classe C: análise da representação de um novo segmento social na telenovela Avenida Brasil. 2013. 118f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Em meio às purpurinas, cores fortes e gente que adora falar alto e ao mesmo tempo, este trabalho apresenta apontamentos que se debruçam sobre a narrativa ficcional Avenida Brasil, com o objetivo de entender o esforço das telenovelas em representar um segmento social que está em ascendência na contemporaneidade. É a classe C, bebê! Uma classe social que se instaura no centro das discussões nacionais, ocasionando uma nova perspectiva do “ver-se” e, consequentemente, um esforço das ficções seriadas em representar o seu universo na busca de uma maior identificação. A nova classe média figura-se como a nova “menina dos olhos” da nação, ocupando uma enorme fatia do mercado de potenciais consumidores e gerando uma nova forma de visualizar o dito “povão”, fato este que nos leva a um foco de observação: um subúrbio Divino, que traz, em pleno horário nobre da televisão brasileira a sua safra de habitantes carregados com todo um simbolismo cultural dessa classe ascendente. Para isso, faremos um estudo de caso sobre o “fenômeno” Avenida Brasil, de João Emanuel aliado ao uso de uma pesquisa bibliográfica, para entendermos desde a própria arqueologia do gênero melodramático televisivo até o enorme sucesso da trama em análise. Assim, Sodré, Morin, Andrade, Mattelart, Ibope e Veja nos emprestaram seus pensamentos para compormos essa pesquisa e para entendermos um pouco mais sobre o protagonismo social dessa nova classe média brasileira. |
Abstract: | Amid purpurins, strong colors and people love talking loud and at the same time, this paper presents notes that focus on fictional narrative Avenida Brasil, aiming to understand the effort of soap operas in representing a social segment that is rising nowadays. Is the class C, baby! A social class that is established at the center of national discussions, causing a new perspective of the “seen” and thus an effort of serial fiction in representing their universe in search of a greater identification. The new middle class figure up as the new “apple of the eye” of the nation, occupying a huge chunk of the consumer market potential and generating a new way to visualize said “common people”, a fact that leads to a focus of observation: a Divine suburb, which meant , in the prime time of your Brazilian crop of inhabitants loaded with all the cultural symbolism of this rising class television. For this, we make a case study on the “phenomenon” Avenida Brasil, of João Emanuel along with the use of a literature search, to understand from the melodramatic genre of television archeology to the huge success of the plot in question. Thus, Sodré, Morin , Andrade , Mattelart, Veja and Ibope lent us his thoughts to compose this research and understand a little more about the social role of this new Brazilian middle class. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26596 |
Appears in Collections: | PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_keasilva.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.