Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26594
Tipo: | Resumo |
Título: | Tecnologia digital na docência em física: o uso de simuladores |
Autor(es): | Lopes, João Ítalo Mascena Lôbo Filho, Francisco Helder Braga Teles, Gabriela Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima Soares, Francisco Renato da Silva Lima, Luciana |
Palavras-chave: | Simuladores;Docência;Física |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | LOPES, João Ítalo Mascena et al. Tecnologia digital na docência em física: o uso de simuladores. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência,2) |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar uma maneira diferente de explicar conceitos físicos através de simuladores, desenvolvida no Curso de Extensão Tecnodocência realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2016.1.O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em especial de simuladores no momento da aula de Física auxilia no entendimento e na compreensão do aluno, minimizando a abstração que alguns conceitos físicos trazem aos alunos. Foi realizada uma aula de Física utilizando-se questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2014, abrangendo em uma única questão os seguintes conceitos: movimento circular, sistemas conservativo e dissipativos, aceleração tangencial e centrípeta finalizando com movimento de satélites. A aula foi ministrada para alunos da UFC de diferentes áreas que estavam realizando o curso de Extensão Tecnodocência da UFC. Foi utilizado três simuladores em momentos diferentes da aula para ajudar o aluno a entender cada conceito necessário para resolver a questão. Sempre ao final de uma explicação teórica expositiva, utilizavam-se os simuladores para possibilitar o aumento da compreensão sobre os fenômenos físicos. Percebeu-se que além de prender mais a atenção do aluno, a aula se tornava mais dinâmica e intuitiva. Ao final os alunos mostraram ter compreendido os conceitos apresentados, conseguindo assim resolver a questão. Enfatiza-se que parte dos alunos, já não tinha a algum tempo, contato com os conceitos apresentados, por se tratar de conceitos estudados no Ensino Médio. Em geral, a Física é uma área de estudos teóricos e torna a compreensão do aluno muito abstrata. Com o uso de simuladores, foi possível perceber que os alunos ao visualizarem o fenômeno físico acontecendo, conseguiam ter um maior entendimento. Abriu-se, assim, uma reflexão para educadores utilizarem em suas aulas simuladores para que os conceitos abordados sejam melhor internalizados pelos alunos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26594 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jimlopes.pdf | 49,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.