Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Syssa Adley-
dc.contributor.authorRibeiro, Francisco Wellington Moreira-
dc.contributor.authorCosteski, Evanildo-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:07:57Z-
dc.date.available2017-10-11T17:07:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMONTEIRO, S. A; RIBEIRO, F. W. M; COSTESKI, E; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26589-
dc.descriptionMONTEIRO, Syssa Adley; RIBEIRO, Francisco Wellington Moreira; COSTESKI, Evanildo. Política, cinema e transexualidade (despatologizacao e transfobia). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnodocência.pt_BR
dc.subjectTransexualidade.pt_BR
dc.subjectCinema.pt_BR
dc.titlePolítica, cinema e transexualidade (despatologizacao e transfobia).pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA atividade consiste em uma aula da disciplina de tecnodocência que promoveu a interdisciplinaridade entre filosofia, política, cinema e transexualidade. Ao final da aula, os alunos produziram um roteiro de cinema retratando as problemáticas sociais da própria comunidade em que eles estão inseridos. Dentro do tema de filosofia política, foram trabalhadas as problemáticas sociais, baseando-se em alguns filmes que retratam a transexualidade em variadas vertentes; na temática dedicada ao cinema foi trabalhado roteiro e, como centro da aula, foi desenvolvida a problemática da transfobia e despatologizacão das pessoas trans. No decorrer da aula vimos a realidade da transexualidade dentro do contexto da saúde, do emprego formal e da escola. Os principais conceitos abordados durante a aula foram gênero, cisgênero, transgênero, trans, identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual, transexualidade, homem e mulher, papeis de gênero, nome social. Os alunos fizeram dois testes de sondagens, um sobre transfobia e um outro sobre despatologização das identidades trans. Durante a abordagem da aula, foram utilizados alguns filmes como “A garota Dinamarquesa”, “Transamérica” e “Minha vida em cor de rosa”. Durante toda a aula, os alunos tiveram contato com as tecnologias da informação e comunicação, ao terem de realizar teste de sondagem e fazer roteiro de cinema no computador, além do uso de vídeos, correio eletrônico e meios digitais no decorrer da aula. Essa aula partiu da experiência obtida na disciplina de tecnodocência, onde aprendemos a criar um plano de aula interdisciplinar que usasse as tecnologias da informação.pt_BR
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_samonteiro.pdf48,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.