Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto, José Anchieta Esmeraldo-
dc.contributor.authorMedeiros, Ana Luzia Cavalcante-
dc.date.accessioned2012-05-23T13:35:09Z-
dc.date.available2012-05-23T13:35:09Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Ana Luzia Cavalcante. O Projeto Alfabetização Solidária e seu impacto na atuação dos professores e nas práticas de letramento de jovens e adultos de Maracanaú-CE. 2009.175f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2657-
dc.description.abstractThe objective of this research is to investigate the impact of the method of teaching in the lives of those who have been instructed and made literate through the Project Alfabetização Solidária – AlfaSol, working in conjunction with the Federal University of Ceará and the Municipality of Maracanaú, Ceará, during the year 2006. The research also tries to discover how those who finished the Project got into the work force as well as examening the formation process of those responsable for the literacy of 293 students, divided into fifteen classrooms in various localities in the municipality. The research tried to verify the initial hypothesis that the students examined had a very low level of writing ability, and indeed left the program iliterate. We started from the presupposition that literate environments stimulated individuals to become literate and permitted those with recently acquired abilities to further develop their literacy capability. A case study of a descriptive nature was carried out through a stratified sample. Our instrument for investigating was a questionaire given both to the students and those responsable for the teaching to discover the level of literacy among them.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectRelação Emprego-Escolaridade - Maracanaú-CEpt_BR
dc.subjectAvaliação dos Egressos - Maracanaú-CEpt_BR
dc.subjectAvaliação do Professor - Maracanaú-CEpt_BR
dc.subjectEja Presencial - Alfabetização - Maracanaú-CEpt_BR
dc.titleO Projeto Alfabetização Solidária e seu impacto na atuação dos professores e nas práticas de letramento de jovens e adultos de Maracanaú-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrInvestiga as práticas de letramento e o impacto da escolarização na vida dos sujeitos que passaram pela alfabetização e o letramento no Projeto Alfabetização Solidária – AlfaSol, em parceria com a Universidade Federal do Ceará - UFC e o Município de Maracanaú-CE, em 2006. Nesta investigação, averiguo-se também como ocorreu a inserção dos egressos do projeto no mercado de trabalho e como sucedeu a formação dos alfabetizadores responsáveis pela alfabetização de 293 alunos, distribuídos em 15 salas de aulas, em várias localidades do Município. A pesquisa buscou verificar a hipótese inicial de que os alunos pesquisados possuem baixo nível de letramento, além de não conseguirem sair do programa alfabetizados. Supôs-se que ambientes letrados estimulam os indivíduos a se tornarem letrados e permitem que aqueles com habilidades recém-adquiridas sustentem e desenvolvam seu letramento. Foi realizado um estudo de caso, de caráter descritivo, de natureza qualiquantitativa, usando amostra estratificada. Como instrumento de investigação aplicou-se um questionário junto aos alunos e alfabetizadores para averiguar o seu nível de letramento.pt_BR
dc.title.enSolidary the Alfabetização Project and its impact in the performance of the professors and practical of letramento of young and the adults of Maracanaú-CEpt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_almedeiros.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.