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Tipo: TCC
Título: A erotização do homem na campanha body/2008 da Calvin Klein Underwear: o sexy como um novo perfil de masculinidade atual
Título em inglês: The eroticization of man in the body / 2008 campaign of Calvin Klein Underwear: the sexy as a new profile of current masculinity
Autor(es): Carvalho, Elvis dos Anjos
Orientador: Mendes, Francisca Raimunda Nogueira
Palavras-chave: Masculinidade;Erotização;Publicidade;Aparência
Data do documento: 2017
Citação: CARVALHO, Elvis dos Anjos. A erotização do homem na campanha body/2008 da Calvin Klein underwear: o sexy como um novo perfil de masculinidade atual. 2017. 38 f. Monografia (Graduação em Design-moda)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O cenário social contemporâneo possibilita novas formas de masculinidades. O modelo hegemônico dominante até poucas décadas cede espaço para que “novos homens” transitem e se construam em meio à novas possibilidades de expressar suas subjetividades. Neste entendimento, o presente trabalho estuda o perfil masculino definido por sua abordagem sexy, que se trata de uma figura erotizada e mantém relação direta com o marketing e a publicidade. Esta relação se configura como enfoque do estudo, que analisa seus papeis na construção, significação e propagação desse perfil por meio das fotos da campanha Body do ano de 2008 da Calvin Klein underwear. Este perfil de masculinidade foi estudado segundo sua relação com a aparência, virilidade e poder nesse novo contexto. A natureza da pesquisa é qualitativa, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica e a documental. Como resultado, entende-se que esta figura masculina estudada se configura como uma nova possibilidade de masculinidade mais liberta dos padrões rígidos em que, outrora, ser homem estava submetido. Percebeu-se como a imagem possui valor significante na sociedade de consumo atual e, sobretudo, como a publicidade se utiliza deste corpo erotizado para vender, atrelando valores intangíveis a seus produtos e, simultaneamente, fortificando e disseminando essa figura masculina como padrão de beleza.
Abstract: The contemporary social scene makes possible new forms of masculinities. The dominant hegemonic model until a few decades gives way for "new men" to transit and build themselves in the midst of new possibilities to express their subjectivities. In this understanding, the present study studies the male profile defined by its sexy approach, which is an eroticized figure and maintains a direct relationship with marketing and advertising. This relationship is shaped as a focus of the study, which analyzes their roles in the construction, significance and propagation of this profile through the photos of the Body campaign of the year 2008 of Calvin Klein underwear. This profile of masculinity was studied according to its relation with appearance, virility and power in this new context. The nature of the research is qualitative, using bibliographical and documentary research methodology. As a result, it is understood that this masculine figure studied is configured as a new possibility of masculinity more freed from the rigid patterns in which, once, being a man was submitted. It was perceived how the image has significant value in the current consumer society and, above all, how advertising uses this eroticized body to sell, linking intangible values ​​to its products and, simultaneously, fortifying and disseminating this male figure as a pattern of beauty.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26561
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