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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Marcelo Dídimo Souza-
dc.contributor.authorXavier, Bruno Lima-
dc.date.accessioned2017-10-10T20:14:55Z-
dc.date.available2017-10-10T20:14:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationXavier, B. L.; Vieira, M. D. S. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26560-
dc.descriptionXAVIER, Bruno Lima. A imagem como experiência mística em Glauber Rocha e Pier Paolo Pasolini. 2014. 88f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMísticopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPier Paolo Pasolinipt_BR
dc.titleA imagem como experiência mística em Glauber Rocha e Pier Paolo Pasolinipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA obra dos diretores Pier Paolo Pasolini e Glauber Rocha possuem muitas características em comum no que diz respeito ao fazer cinematográfico. Este estudo tem como objetivo investigar o processo de construção da experiência mística presente na obra dos dois diretores. Os textos Cinema de Poesia (1965), de Pasolini, e o manifesto Eztetyka do Sonho (1971), de Glauber Rocha foram selecionados como base para esta pesquisa. Na tentativa de compreender a dimensão do pensamento estético dos diretores dentro de suas produções, a pesquisa foi a procura nas imagens dos filmes A ricota (1962) e Claro (1975) um fazer imagético que remetesse a uma possível experiência mística. Com a dificuldade de se definir essa experiência incognoscível, a pesquisa procurou a presença do místico nas imagens dos filmes desses diretores. Assim, ela não aponta como se dá está experiência, mas como podemos pensar a presença do místico a partir de seu primeiro predicativo apontada pelo filósofo das religiões Rudolf Otto, o mysterium. Com isto, este trabalho quer encontrar o que existe não de revelado nas imagens dos diretores, mas o que nelas contém de algo místico que se coloca no figurável, na obscuridade da imagem, algo que não está apresentado como tal. Assim, abordando a importância de uma imagem que subverta a lógica imagética hegemônica na contemporaneidade.pt_BR
dc.title.enThe image as mystical experience in Glauber Rocha and Pier Paolo Pasolinipt_BR
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