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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26560
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vieira, Marcelo Dídimo Souza | - |
dc.contributor.author | Xavier, Bruno Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-10T20:14:55Z | - |
dc.date.available | 2017-10-10T20:14:55Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Xavier, B. L.; Vieira, M. D. S. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26560 | - |
dc.description | XAVIER, Bruno Lima. A imagem como experiência mística em Glauber Rocha e Pier Paolo Pasolini. 2014. 88f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2014. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Místico | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Pier Paolo Pasolini | pt_BR |
dc.title | A imagem como experiência mística em Glauber Rocha e Pier Paolo Pasolini | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A obra dos diretores Pier Paolo Pasolini e Glauber Rocha possuem muitas características em comum no que diz respeito ao fazer cinematográfico. Este estudo tem como objetivo investigar o processo de construção da experiência mística presente na obra dos dois diretores. Os textos Cinema de Poesia (1965), de Pasolini, e o manifesto Eztetyka do Sonho (1971), de Glauber Rocha foram selecionados como base para esta pesquisa. Na tentativa de compreender a dimensão do pensamento estético dos diretores dentro de suas produções, a pesquisa foi a procura nas imagens dos filmes A ricota (1962) e Claro (1975) um fazer imagético que remetesse a uma possível experiência mística. Com a dificuldade de se definir essa experiência incognoscível, a pesquisa procurou a presença do místico nas imagens dos filmes desses diretores. Assim, ela não aponta como se dá está experiência, mas como podemos pensar a presença do místico a partir de seu primeiro predicativo apontada pelo filósofo das religiões Rudolf Otto, o mysterium. Com isto, este trabalho quer encontrar o que existe não de revelado nas imagens dos diretores, mas o que nelas contém de algo místico que se coloca no figurável, na obscuridade da imagem, algo que não está apresentado como tal. Assim, abordando a importância de uma imagem que subverta a lógica imagética hegemônica na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.title.en | The image as mystical experience in Glauber Rocha and Pier Paolo Pasolini | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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