Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26549
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Luiz Botelho de | - |
dc.contributor.author | Penha, Gabriel Petter da | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-10T12:23:18Z | - |
dc.date.available | 2017-10-10T12:23:18Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Penha, G. P.; Albuquerque, L. B. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26549 | - |
dc.description | PENHA, Gabriel Petter. Tudo que aprendemos juntos: a representação social do professor de música no cinema. 2017. 101f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to understand the social representation of the music teacher on the cinema, an industrial art and a mass communication medium that influences the construction of representations that affect the dynamics of society. The problematic that guides our work lies on some issues related to the professional formation as well as the socio-cultural and symbolic dimensions of the cinema: What is the music teacher’s image in the movie Tudo que aprendemos juntos? How it can influence the construction of his professional identity? In order to reflect on these questions, we adopt the Theory of Social Representations as theoretical basis of our work, based on the assumption that representations form a system whose sharing leads to the formation of a vision, a consensus, an image, an element that searches the imagination for its own place of articulation. Our object of study is the feature movie Tudo que Aprendemos Juntos, whose theme is education in our country, and whose plot revolves around a young violinist who accepts, because of financial pressure, to teach music in the favela of Heliópolis, in a project sponsored by an ONG that works with a state school. Our methodology consists of a review of the literature about the problems related to our object of study and the analysis of the film in question, also supporting cinematographic works whose main character is the music teacher. In a context of progressive devaluation and proletarianization of the teaching activity, within a continuous process of dismantling of the State, it’s important to understand the building of social representations of teacher music as part of a discourse that emphasize the “redeemer” character of the teaching and of the music, which aims, ultimately, to the individualization of possible solutions to the problem of education in Brazil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Professor de música | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Music teacher | pt_BR |
dc.subject | Social Representations | pt_BR |
dc.title | Tudo que aprendemos juntos: a representação social do professor de música no cinema | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa visa à compreensão da representação social do professor de música no cinema, arte de cunho industrial e meio de comunicação de massa influente na construção de representações que incidem na dinâmica social. A problemática que guia nosso trabalho radica em questões concernentes à formação profissional e à constituição identitária docente, bem como à dimensão sociocultural e simbólica da sétima arte: qual é a imagem do professor de música no filme Tudo que aprendemos juntos? Como ela pode influenciar na construção da sua identidade profissional? A fim de refletir sobre estes pontos, adotamos a Teoria das Representações Sociais como fundamentação teórica do nosso trabalho, partindo do pressuposto que as representações formam um sistema cujo compartilhamento leva à formação de uma visão, um consenso, uma imagem, elemento que busca na imaginação o seu próprio lugar de articulação. Nosso objeto de estudo é o longa-metragem Tudo que Aprendemos Juntos, cujo tema é a educação em nosso país e cujo enredo gira em torno de um jovem violinista que aceita, por necessidade financeira, lecionar música na favela de Heliópolis, num projeto patrocinado por uma ONG que atua junto a uma escola estadual. Nossa metodologia consiste na revisão de literatura acerca dos problemas atinentes ao nosso objeto de estudo e na análise do filme em questão, tendo também como suporte obras cinematográficas cujo personagem principal é o professor de música. Num contexto de progressiva desvalorização e proletarização da atividade docente, dentro de um contínuo processo de desmonte do Estado, importa que entendamos a construção de determinadas representações sociais do professor de música como parte de um discurso que enfatiza o caráter “redentor” da docência e da música, o que visa, em última instância, à individualização das possíveis soluções para a problemática da educação no Brasil | pt_BR |
dc.title.en | Tudo que aprendemos juntos: the social representation of the music teacher in the cinema | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_gppenha.pdf | 798,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.