Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Carolina Rodrigues-
dc.contributor.authorSantos, Joeliton Pereira-
dc.contributor.authorAlmeida, Marina Sales-
dc.contributor.authorLima, Luciana-
dc.date.accessioned2017-10-10T12:12:23Z-
dc.date.available2017-10-10T12:12:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMOREIRA, C. R; SANTOS, J. P; ALMEIDA, M. S ; LIMA, L; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26548-
dc.descriptionMOREIRA, Carolina Rodrigues et al. O futuro do passado: ensino de história e tecnologias digitais no curso de extensão tecnodocência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTECNOLOGIAS DIGITAIS.pt_BR
dc.subjectHISTÓRIA.pt_BR
dc.subjectTECNODOCÊNCIA.pt_BR
dc.titleO futuro do passado: ensino de história e tecnologias digitais no curso de extensão tecnodocência.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho tem como objetivo apresentar a experiência obtida através do Curso de Extensão Tecnodocência ofertado no período 2016.1 na Universidade Federal do Ceará (UFC). O ensino de História associado às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) é capaz de universalizar e situar o aluno no tempo e espaço, e assim melhorar sua capacidade de percepção dos locais e períodos históricos atrelados ao seu cotidiano. A experiência descrita partiu de uma aula proposta para uma turma de alunos da Licenciatura de cursos variados da UFC, tendo como centro uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2001, sobre os modos de produção referentes ao período da Revolução Industrial. Para isso foram utilizados três diferentes softwares além de uma aula expositiva introduzindo o assunto da questão. O primeiro recurso, o site “Só História”, foi utilizado para espacializar os alunos no período estudado e relacionar o tema nos âmbitos conjunturais e factuais. Os Graphics Interchange Format (GIFs) foram utilizados – por serem mídias dinâmicas – para verificar os diferentes tipos de trabalhos dispostos na questão. O último recurso, um aplicativo para dispositivos móveis “Look História”, foi utilizado para interligar as formas de trabalhos, suas consequências e arrematar a aula. A turma mostrou curiosidade, interesse pelo tema, entenderam o auxílio das TDICs para a complementação demonstrativa na abordagem do professor. A possibilidade de trabalhar com outras fontes e recursos dentro do espaço da sala de aula, sobretudo para o ensino de História, é algo diferente e desafiador. Por isso, é primordial a compreensão de que as TDICs não são o foco principal das aulas, mas servem de auxílio para, a partir das problematizações do professor, complementar a abordagem e entendimento do conteúdo proposto. Sempre havendo o cuidado de não ser reprodutor de sites, aplicativos entre outros, e sim utilizá-los como complemento para as atividades propostas.pt_BR
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_crmoreira.pdf50,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.