Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Beatriz Bezerra-
dc.contributor.authorBarros, Gracy Kelly Amaral-
dc.contributor.authorCaldas, Jane Eyre Martins-
dc.contributor.authorSoares, Deyse Mara Romualdo-
dc.contributor.authorSilva, Mirella Mota Cavalcante-
dc.contributor.authorLima, Luciana-
dc.contributor.authorSoares, Mara Romualdo-
dc.date.accessioned2017-10-10T12:07:02Z-
dc.date.available2017-10-10T12:07:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARVALHO, B. B; BARROS, G. K. A; CALDAS, J. E. M; SOARES, D. M. R; SOARES, M. R; SILVA, M. M. C; LIMA, L; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26544-
dc.descriptionCARVALHO, Beatriz Bezerra; et al. Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectDiscussãopt_BR
dc.titleInteração entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distânciapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo do trabalho é descrever a relação entre discente e docente no decorrer da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais ofertada pela Universidade Federal do Ceará do semestre de 2016.1 na modalidade Educação a Distancia (EaD) para alunos da graduação presencial, ocorrendo no âmbito do ambiente virtual de aprendizagem Solar. Passando por rodízios bissemanais durante quatro módulos que compreendem as temáticas de Ambientação em EaD; Diferença como qualidade do que é diferente; Educação ambiental, Tecnocultura, Tecnologia e Tecnocracia; Papel e Identidade de Gênero; Cultura étnica e africanidades na sociedade da diversidade; Direitos Humanos como construção cultural e Avaliação da disciplina, a turma número 10 é analisada por meio de observação passiva. Compreende-se que o ambiente virtual de aprendizagem integra as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) e docência, facilitando o acesso ao ambiente de discussão acadêmica devido à flexibilidade de horários. Entretanto, visto que, nesta disciplina, os alunos pontuam quanto o cumprimento de prazos para postagem, os fóruns sofrem esvaziamento parcia – tanto por parte do corpo discente como pelo corpo docente – durante certo período, resultando em um monólogo da parcela discente que ocupa ativamente os fóruns, prejudicando o processo de discussão ao torná-lo superficial e restrito aos textos básicos da disciplina. Entende-se que a participação ativa e interativa dos corpo docente junto ao discente estimula maior participação durante o período de postagens bem como , ao fomentar as discussões, abre novas vias de debate.pt_BR
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bbcarvalho.pdf49,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.