Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26543
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mirella Mota Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Caldas, Jane Eyre Martins | - |
dc.contributor.author | Soares, Deyse Mara Romualdo | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Beatriz Bezerra | - |
dc.contributor.author | Barros, Gracy Kelly Amaral | - |
dc.contributor.author | Lima, Luciana | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-10T12:06:06Z | - |
dc.date.available | 2017-10-10T12:06:06Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. M. C; CALDAS, J. E. M; SOARES, D. M. R; CARVALHO, B. B; BARROS, G. K. A; LIMA, L; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26543 | - |
dc.description | SILVA, Mirella Mota Cavalcante et al. O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais. | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa. | pt_BR |
dc.subject | Docência. | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste trabalho é apresentar a importância do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para promover a docência na Língua Inglesa, a partir da observação da aplicação dessa ferramenta durante o Curso de Extensão Tecnodocência no semestre 2016.1 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesta nova abordagem de ensino para a Língua Estrangeira (LE), os recursos tecnológicos são utilizados para enriquecer a apresentação do conteúdo didático e facilitar uma melhor interação dos alunos com a Língua, tendo em vista a relação entre a Docência e a Aprendizagem Significativa nesse contexto. A experiência a ser relatada considerou a necessidade docente no uso das TDICs para favorecer a compreensão da exposição da questão 95 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2011 para alunos de Licenciatura da UFC que participavam do Curso de Extensão durante às quartas-feiras no período de 13 a 15 horas. Inicialmente foi utilizado um projetor conectado ao computador para a exibição na lousa da temática que envolvia a questão, relativa ao conceito de “Humor” e as “Tirinhas”, para inquirir os conhecimentos prévios dos alunos. Após essa breve interação, foi também projetado um site educativo que retratou o conceito de humor e o uso desse recurso de linguagem. Logo em seguida, a questão de inglês do ENEM foi exposta para a resolução. Tratava-se de uma tirinha em inglês, embora o enunciado e as alternativas para resposta estivessem em português. Não obstante, a opção correta foi encontrada sem dificuldades. A interação da turma foi considerável e o processo de aprendizagem pareceu satisfatório. Contudo, a indicação de um dicionário online para a tradução da Tirinha exposta poderia ter sido evidenciada, mesmo que a compreensão textual produzida tenha sido relevante. Apesar disso, foi possível constatar a eficácia do uso das TDICs para favorecer a atividade docente em Língua Inglesa como um recurso legítimo educacional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mmcsilva.pdf | 49,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.