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dc.contributor.authorTupinambá, Antonio Caubi Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-10-09T19:24:04Z-
dc.date.available2017-10-09T19:24:04Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationTUPINAMBÁ, Antônio Caubi Ribeiro. Um estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariais. Revista de Humanidades (UNIFOR), Fortaleza , v. 17, n. 1, p.39-51, jan./jul. 2002.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0714-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26509-
dc.description.abstractThe postulate of the strategy mediation between personality factors and entrepreneurial success was organized through the supposition of the moderation of determinated national-cultural aspects. It was intended to find the potential influence of cultural conditions on the efficacy of entrepreneurial strategies. Determinated entrepreneurial strategies were related to value dimensions based on Hofstede (1994) and socio-economic demensions based upon Frese (1998). Intercultural differences for the efficacy and mediation role of these entrepreneurial strategies were postulated related to psychological theorems based on the strong differences between the researched national cultures what concerns the value and socio-economic dimensions „Power Distance“ and “environmental hostility”. The empirical results proved that the strategies that correspond to different dimensions are according to the prognostics, differently efficacious. Since the known differences in the value dimensions it was possible to forsee, which entrepreneurial strategie has more efficacy in which culture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Humanidades (UNIFOR)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPequena e Média Empresapt_BR
dc.subjectEstratégias empresariaispt_BR
dc.subjectDiferenças culturaispt_BR
dc.subjectSmall businesspt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectCulture’s consequencespt_BR
dc.titleUm estudo comparativo entre pequenos empresários brasileiros e alemães: a influência da cultura nacional sobre o potencial de sucesso de estratégias empresariaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA suposição de que determinadas condições culturais e sócio-econômicas funcionam como moderadores da eficácia de estratégias empresariais foi testada a partir de duas amostras de pequenos empresários alemães e brasileiros. Procurou-se descobrir a influência potencial de condições culturais e sócio-econômicas sobre a eficácia das estratégias empresariais utilizando-se uma das quatro dimensões de valores propostas por Hofstede (1984) e uma dimensão sócio-econômica proposta por Frese (1998). Postularam-se diferenças interculturais concernentes à eficácia e ao papel de mediador das estratégias empresariais com relação a teoremas psicológicos baseando-se nas grandes diferenças entre as culturas nacionais pesquisadas no que diz respeito às dimensões de valor “Distância de Poder” e a dimensão sócio-economica denominada “Hostilidade do ambiente”. Os achados empíricos atestam que em ambas as culturas determinados fatores de personalidade mediados por determinadas estratégias influenciam o sucesso empresarial subjetivo e objetivo. Ficou evidente que a diferença na eficácia das estratégias correspondentes às diferentes dimensões culturais e sócio econômicas são prognosticáveis.pt_BR
dc.title.enA comparative study of small entrepreneurs: the relationship between national culture and the efficacy of entrepreneurial strategiespt_BR
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