Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26482
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Guilherme Melo | - |
dc.contributor.author | Lôbo Filho, Francisco Helder Braga | - |
dc.contributor.author | Lopes, João Ítalo Mascena | - |
dc.contributor.author | Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima | - |
dc.contributor.author | Teles, Gabriela | - |
dc.contributor.author | Lima, Luciana | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-09T11:54:15Z | - |
dc.date.available | 2017-10-09T11:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, G. M; FILHO, F. H. B. L; LOPES, J. I. M; SENA, T. B. Q. L; TELES, G; LIMA, L; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26482 | - |
dc.description | FERNANDES, Guilherme Melo et al. A influência e importância do design gráfico em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design Gráfico | pt_BR |
dc.subject | Tecnodocência | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A influência e importância do design gráfico em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo do trabalho é demostrar as influências e resultados da adequação da comunicação visual em Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. A utilização de tecnologias digitais no processo de aprendizagem, por meio de websites, fóruns e infográficos, é capaz de ampliar a comunicação e torná-la mais rápida pelo uso de diferentes mídias em conjunto, permitindo um olhar sobre o assunto estudado a partir de pontos de vista diversificados. A disposição e o formato de exibição dessas mídias é ancorada ao design gráfico, que rege os elementos visuais em relações de hierarquia, equilíbrio e contraste e dita o ritmo de leitura das informações visualizadas. Uma comunicação visual apropriada cria um indicativo de importância entre as informações exibidas e guia a leitura de interfaces de aprendizagem, tornando a aquisição de informações mais dinâmica e facilitando a compreensão do conteúdo apresentado. A discussão é baseada no estudo bibliográfico através das obras de alguns especialistas na construção de interfaces gráficas e de autores que tratam de assuntos relacionados à percepção visual, assim como artigos que apontem o uso dessas interfaces em situações de ensino e aprendizagem. Por meio dessa pesquisa, são apresentadas as principais vantagens da aplicação do design gráfico nesse contexto, assim como as diferentes formas de aplicá-lo evitando que uma utilização errônea de elementos de comunicação visual capazes de resultar em problemas de interpretação nessas interfaces virtuais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gmelofernandes.pdf | 48,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.